GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

INVESTIMENTOS NA TECNOLOGIA

Astronauta Marcos Pontes aponta investimentos em ciência e tecnologia no governo Bolsonaro

Astronauta Marcos Pontes fez palestra no Recife e falou dos planos para o Ministério de Ciência e TecnologiaFoto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco


Tenente-coronel da reserva foi apontado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia do presidente eleito Jair Bolsonaro e fez pronunciamento

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, tenente-coronel da reserva apontado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), esteve no Recife fazendo palestra no Torneio Sesi de Robótica, nesta segunda-feira (29). Ele falou sobre o desafio de assumir a pasta: "Tenho a sinalização positiva do presidente [Bolsonaro] de que ele vai voltar a investir em Ciência e Tecnologia no País e voltaremos a níveis talvez maiores do que a gente nunca teve", afirmou.

Bolsonaro já havia se referido a Pontes como "um patriota, tem conhecimento e vontade de mudar as coisas e tem uma iniciativa muito grande”. Pontes reafirma: "Eu jurei à Força Aérea que iria defender o País de inimigos externos e internos mesmo com sacrifício da própria vida. Para vocês entenderem o grau de determinação que a gente tem em servir o País", disse.


"Hoje recebo uma missão diferente, até maior, a de ser o ministro de Ciência e Tecnologia. É uma responsabilidade enorme esse tipo de coisa. Sempre vai dar aquele friozinho na barriga, você fala: 'será que eu vou conseguir?'. Eu vou conseguir sim, como eu sempre fiz na minha vida. Vou continuar porque eu acredito nas pessoas, acredito que, juntos, a gente pode fazer o País que a gente quer. Tenho a qualificação? Tenho. Tenho a determinação? Tenho. O que eu preciso ter é vocês me ajudando a carregar essa bandeira do Brasil. Confio na competência e patriotismo de cada um de vocês.

"O Ministério é bem grande. Temos um time muito bom pra trabalhar, ninguém faz nada sozinho", comenta. Entre os setores que devem receber atenção no cargo ele cita o de formação e recursos humanos. "Essa conexão da ciência e tecnologia com a educação. Não tenha dúvida de que vou empurrar com toda força para garantir essa conexão maior. Nas escolas públicas ter mais ciência e tecnologia, astronomia etc. É legal, isso é importante", comentou Pontes.

Segundo o futuro ministro, a pesquisa também precisa de investimentos fortes, assim como a promoção da carreira de pesquisador. "É importante demais em qualquer país e a gente não vê essa promoção aqui no Brasil, precisa promover essa carreira", disse, citando ainda a intenção de apostar em inovação e ações nacionais e internacionais, sem entrar em detalhes.

Empolgado, ele disse que conta com a participação das pessoas na missão. "Eu vou aparecer na estação espacial com a bandeira do Brasil. Espero que vocês estejam comigo da próxima vez que eu for ao espaço, que estejam comigo na ciência e tecnologia e que vocês também façam parte disso. Não desistam do Brasil".

Equipe

Além de Pontes, Bolsonaro já havia confirmado outros três nomes dos 15 ministros que pretende ter: Paulo Guedes para a pasta de Economia, Onyx Lorenzoni para a Casa Civil, e o general da reserva Augusto Heleno para a Defesa. O candidato também disse que irá fundir as pastas da Agricultura e Meio Ambiente e que o escolhido para a pasta será um nome sugerido pelo setor do agronegócio.



Por: Informações de Juliano Muta

Nenhum comentário:

Postar um comentário