GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

NÁUTICO - SUPERAÇÃO TOTAL

Após vencer tuberculose, volante Josa comemora 'recomeço' em 2018 com o Náutico

Após disputar 27 partidas pelo Náutico na atual temporada, Josa renovou seu contrato por mais um ano


Jogador teve a doença pulmonar no ano passado, quando defendia o Figueirense e precisou vencer a desconfiança para voltar em 2018


A temporada de 2018 foi especial para o volante Josa. Não apenas por ter sido campeão pernambucano, ajudando o Náutico a quebrar um jejum de 13 anos sem títulos. Ou por ter sido o capitão da equipe na Série C do Campeonato Brasileiro. Na verdade, essa foi uma temporada de recomeço para o jogador, que precisou superar um grave problema de saúde para estar em campo. No caso, uma tuberculose que praticamente o tirou dos gramados no ano passado, quando defendia o Figueirense.

De férias em Amargosa, sua cidade natal no interior da Bahia, Josa conversou por telefone com a reportagem do Superesportes e recordou os dias difíceis que viveu. Doença que só foi diagnosticada por acaso. "Tive um quadro de tuberculose pulmonar no Figueirense e precisei me afastar por oito meses para fazer o tratamento. Período em que fiquei sem poder fazer qualquer atividade física. Na verdade, eu já estava com a doença enquanto jogava. Ela só foi diagnosticada após eu sofrer uma lesão em uma das costelas. Não sentia falta de ar, nada. Só quando fizemos o exame da costela, descobrimos a doença", recordou.

Porém, o fim do tratamento da tuberculose não significou o fim dos problemas para Josa. Curado, o jogador precisava, aos 33 anos, vencer a desconfiança de alguns clubes para retomar a carreira. Por isso, o Náutico passou a ser visto com carinho especial pelo defensor, que já havia defendido o clube em 2012.

"Precisei vencer muita desconfiança. Alguns clubes fecharam as portas pra mim. Como se tratava de uma doença pulmonar, muitos não acreditavam que eu teria o mesmo fôlego, a mesma saúde de antes. Alguns clubes chegaram a propor contratos de risco. Até o Náutico abrir as portas para mim de novo. Estava escrito", destacou Josa, que após disputar 27 partidas pelo clube (25 delas como titular) teve seu contrato renovado por mais uma temporada.

"O ano de 2018 foi abençoada para mim. Depois de passar um ano inteiro sem jogar essa temporada foi um presente de Deus. Consegui jogar em um clube grande, ser campeão e ajudar o Náutico em outras competições importantes. Faltou apenas o acesso à Série B para coroar um ano perfeito. Mas o clube já iniciou bem a preparação para 2019. A renovação com a base do elenco foi algo fundamental. Isso também mostra o respeito e o crédito que a diretoria teve com esse elenco. Com certeza teremos um time novamente competitivo para 2019", apostou o volante, um dos poucos atletas que renovaram contrato mas que não conseguiu ser emprestado para outra equipe até o final da temporada.

Com isso, Josa vem mantendo a parte física a partir de orientações passadas pelo departamento físico alvirrubro. "Foi passada uma planilha de treinos. No início tivemos 25 dias de folga, mas agora já estamos procurando manter a parte física. Sei que não é a mesma coisa, mas acredito que já dá para voltar com 50% ou mesmo 60% da parte física", finalizou Josa. Com certeza, com fôlego renovado para 2019.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário