GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 28 de outubro de 2018

PELOS NÚMEROS BOLSONARO GANHA AS ELEIÇÕES

Datafolha: Bolsonaro, 55%, e Haddad, 45%; Ibope: Bolsonaro, 54%, e Haddad, 46%

Fernando Haddad e Jair BolsonaroFoto: Montagem/AFP


As pesquisas, últimas antes do pleito, foram divulgadas na noite deste sábado

As duas últimas pesquisas eleitorais para a Presidência da República foram divulgadas na noite deste sábado. 
Pelos números do Datafolha, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) chegou à véspera do segundo turno da eleição presidencial com 55% das intenções de votos válidos, enquanto o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) está com 45%. A vantagem de Bolsonaro é de 10 pontos percentuais.
O levantamento sugere que a diferença entre os dois candidatos se estreitou mais um pouco nos últimos dias, com pequenas oscilações nas suas preferências, dentro da margem de erro do estudo, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde quinta-feira (25), quando foi concluída a sondagem anterior do instituto, Bolsonaro oscilou negativamente, de 56% para 55% das intenções de votos válidos, sem contar eleitores indecisos e dispostos a votar em branco ou nulo. Haddad oscilou positivamente, de 44% para 45%.
A diferença entre os dois finalistas da corrida presidencial chegou a 18 pontos percentuais há nove dias. Apesar da perda de apoio desde então, Bolsonaro conservou a maior parte dos seguidores que conquistou com a onda conservadora que lhe deu impulso na primeira fase da campanha.
Segundo o Datafolha, 8% dos eleitores estão inclinados a votar em branco ou anular o voto e 5% dizem que ainda não sabem em quem votar. Somados, os eleitores sem candidato representam 13% do eleitorado.
Datafolha fez 18.371 entrevistas em 340 municípios na sexta (26) e neste sábado. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02460/2018.
IBOPE 
Ibope também mostrou que Jair Bolsonaro (PSL) venceria a eleição se ela fosse hoje. Mas a distância dele para Fernando Haddad (PT) diminuiu. Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro, 54%; Fernando Haddad, 46%. Na pesquisa Ibope anterior, Bolsonaro tinha 57% e Haddad, 43% dos votos válidos.
A distância na corrida presidencial entre os dois candidatos caiu para oito pontos percentuais.
Considerando o total de votos, Bolsonaro tem 47%, contra 41% de Haddad. Brancos e nulos somam 10%. Outros 2% estão indecisos.
O levantamento (BR-02934/2018), feito entre sexta-feira (26) e este sábado (27), foi contratado pela TV Globo e "O Estado de S.Paulo" e ouviu 3.010 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário