GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

PENSANDO NA PREFEITURA

Eleitos já estão de olho em 2020


Eleitos, deputados estaduais e federais já vislumbram a possibilidade de disputar as eleições municipais em 2020. Nos corredores da Assembleia Legislativa, avalia-se que, ao menos, seis deputados federais que se elegeram no último domingo e 16 estaduais podem concorrer a prefeituras em 13 municípios, sendo a do Recife a mais disputada. Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, também são cobiçadas.
Ao todo, sete parlamentares são possíveis candidatos na disputa pela Prefeitura do Recife. Os dois deputados federais mais votados João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), primos e adversários políticos, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), eleito federal, os federais reeleitos Daniel Coelho (PPS) e Felipe Carreras (PSB) e a estadual reeleita Priscila Krause (DEM). Além do ex-prefeito João Paulo (PCdoB), que retorna à Casa Joaquim Nabuco.
Nos bastidores, comenta-se que a delegada Gleide Ângelo (PSB), a deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, com 412.636 votos, deve receber a missão partidária de disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, hoje comandada por Anderson Ferreira (PR). A oposição ao gestor, que é antagonista ao Palácio das Princesas, saiu enfraquecida e a delegada será estratégica.
Caruaru elegeu três estaduais – delegado Erick Lessa (PP), José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB), estes dois últimos já foram prefeitos. A atual gestora do município é Raquel Lyra (PSDB), que em 2016, após se eleger, deixou a Alepe. O emedebista saiu fortalecido da eleição com mais votos em 2018 (49.133) do que em 2014 (42.152).
Outro que saiu fortalecido foi o estadual Lucas Ramos (PSB), que obteve 62.968 votos, quase 4.453 votos a mais do que em 2014. O socialista deve disputar a legenda com o federal Gonzaga Patriota (PSB). Nos bastidores, avalia-se que eles devem compor chapa para enfrentar o prefeito Miguel Coelho (PSB), que não terá a sigla, e o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que não se elegeu federal, mas alçou a esposa, Ducicleide de Amorim (PT), à Alepe.
Entre os estaduais do PSB reeleitos, Diogo Moraes é cotado para disputar a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, Waldemar Borges a de Gravatá, também no Agreste, e Simone Santana a de Ipojuca. A estadual Teresa Leitão (PT), primeira mulher reeleita pela quinta vez seguida, pode disputar Olinda. Já o neófito Guilherme Uchoa Junior (PSC) pode concorrer em Igarassu.
Já os estaduais do PP reeleitos, Antônio Moraes é cotado para disputar Macapanara, na Mata Norte, e Roberta Arraes, Araripina, no Sertão. Ex-prefeito de São José do Belmonte, deputado estadual reeleito Rogério Leão (PR), deve disputar novamente a gestão municipal, assim como o ex-prefeito de Ribeirão, Clóvis Paiva (PP), que se elegeu deputado estadual.

Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário