GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de novembro de 2018

AUMENTO DOS PODEROSOS

Temer não vai vetar aumento do STF. A não ser…


O café ficou gelado há tempos no Planalto, mas até o dia 31 de dezembro a caneta está nas mãos de Michel Temer, lembra um ocupante do atual ainda governo. Isso quer dizer que, com toda a fidalguia que Temer vem mostrando em relação a seu sucessor na transição de governo, ele não abrirá mão de fazer o que achar melhor – ou o que for melhor para seus interesses e dos seus – até lá. Na tradução livre, são para lá de remotas as chances de Temer vir a vetar o aumento dos ministros do STF aprovado semana passada pelo Senado, apesar do recado explícito de Jair Bolsonaro na defesa do veto.
Não vai vetar por diversas razões – incluindo aí um acordo com o STF para acabar com o auxílio-moradia dos juízes – mas a principal delas é a mais óbvia e impronunciável: alguém imagina que um Temer enrolado até o pescoço com acusações na Justiça, que vão do Porto de Santos à Odebrecht, passando pela JBS, vai desafiar o Judiciário a essa altura do campeonato?


Há quem diga, porém, que pode haver um jeito para Bolsonaro convencê-lo do veto: oferecer a Michel Temer uma boa embaixada no exterior, garantindo o foro privilegiado no STF e a sobrevivência política. Essa hipótese, contudo, esbarra na promessa de Bolsonaro de não recorrer ao toma-lá-dá-cá na montagem de seu governo e, sobretudo, numa contradição básica, que seria tirar o aumento daqueles que seriam seus julgadores…

Helena Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário