GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 11 de novembro de 2018

CAMPEONATO BRASILEIRO

Contra Fluminense, Sport tenta repetir feito dos últimos dois anos para se manter na Série A

Recuperação do Leão no campeonato é capitaneada por bom momento de Mateus Gonçalves e Jair


Em situação similar a 2017 e 2016, Leão abre 33ª rodada fora do Z4


Os últimos anos do Sport na Série A foram marcados por trajetórias parecidas no fim da competição. Parecidas e sofridas, na verdade. Com elas, o Leão precisou lutar até o fim da para se livrar do rebaixamento. Pelo menos, nas últimas duas edições, a história terminou feliz. É em busca de repetir esse roteiro que o clube encara o Fluminense, no Maracanã, às 18h (do Recife) deste domingo, partindo de uma situação muito similar às de 2017 e 2016. Assim como antes, o Rubro-negro abre a 33ª rodada fora da faixa de queda e com a esperança renovada de se confirmar na elite do futebol brasileiro por mais um ano.

O atual momento do Sport é, de fato, de recuperação. Com a vitória sobre o Ceará na última rodada, a equipe chegou na inédita sequência de três vitórias seguidas na temporada. Com ela, saiu do Z4 após 13 rodadas. O respiro vem acompanhado pelo bom momento do time, com resgate de peças pouco aproveitadas anteriormente, como o atacante velocista Mateus Gonçalves, além do crescimento de jogadores, com destaque para o volante cerebral Jair. Agora, o time respira na 16ª posição, com 36 pontos, a dois da zona de rebaixamento.

Em 2017, o Sport também estava no 16º lugar, com os mesmos 36 pontos, ao abrir a 33ª rodada da Série A. Em seguida, porém, o time sofreu mais do que queria para assegurar a permanência na elite. Voltou a entrar na zona de rebaixamento por cinco rodadas seguidas para se confirmar fora dele apenas na última partida da competição, quando ganhou do Corinthians por 1 a 0, na Ilha do Retiro.

Em 2016, a saga contra a queda foi menos sofrida. Na 33ª rodada, a equipe bateu a Ponte Preta por 1 a 0 e saiu da 16ª para a 14ª posição. Porém, não ficou sem sustos até o fim. Na penúltima rodada, retornou ao 16ª lugar, na porta do Z4. A apreensão só virou alívio no último confronto da temporada, quando ganhou do Figueirense por 2 a 0, na Ilha do Retiro. 

Sem soberba

Para evitar o “jogo da vida”, no apagar das luzes, o técnico do Sport, Milton Mendes, agora trabalha para manter o foco dentro do elenco do Sport e evitar excesso de confiança. “Minha preleção, antes do jogo com o Ceará, foi partindo justamente daí. Se você vir, quando você está em frente ao holofote, com a luz muito forte em cima de nós, o que temos atrás? Uma sombra muito grande. A sombra é a soberba, é o ‘já ganhou’”, disse o treinador.

“Nós estamos já trabalhando isso. Foi muito bonita a festa que o torcedor fez, mas isso tem que servir como um incentivo e não como soberba, que já está tudo bem. É muito importante estarmos equilibrados. O equilíbrio é que faz o ser humano ver as coisas com mais clareza”, acrescentou.

Os últimos anos do Sport na Série A

Em 2017

Na 32ª rodada
16º lugar, com 36 pontos

Na 33ª rodada
17º lugar, com 36 pontos

Classificação final
14º lugar, com 47 pontos

Em 2016

Na 32ª rodada
16º lugar, com 37 pontos

Na 33ª rodada
14º lugar, com  40 pontos

Classificação final
15º lugar, com 45 pontos

Ficha do jogo

Fluminense

Júlio César; Gum, Digão e Paulo Ricardo; Jadson, Airton, Richard, Jadson, Daniel Simões, Ayrton Lucas; Everaldo e Luciano. Técnico: Marcelo Oliveira

Sport

Mailson; Cláudio Winck, Ernando, Adryelson e Raul Prata; Marcão, Jair, Gabriel, Michel Bastos e Mateus Gonçalves; Hernane Brocador. Técnico: Milton Mendes

Local: estádio do Maracanã (Rio de Janeiro)
Data: 11/11/2018 (domingo)
Horário: 18h (do Recife)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti (Fifa/SP)


Diario de Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário