GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

CAMPEONATO BRASILEIRO

Mailson defende pênalti, Sport empata com São Paulo e não depende de si na última rodada

Sport se beneficiou de série de erros de finalização do São Paulo, em duelo no Morumbi


Leão precisa vencer último duelo e torcer contra Chape, América-MG e Vasco


A defesa de Mailson no pênalti cobrado fraco por de Nenê, aos 28 minutos do segundo tempo, pode ser decisiva para o futuro do Sport. Com ela, o empate em 0 a 0, na noite desta segunda-feira, ficou garantido. Mais do que a parte histórica - afinal, este foi apenas o segundo ponto somado pelo Leão contra 18 derrotas atuando no Morumbi -, o placar deu, de alguma maneira, uma sobrevida à equipe rubro-negra, que, por outro lado, não depende mais de si na luta contra o rebaixamento.

Com o empate, em duelo onde apenas se defendeu, o Leão agora subiu para 39 e se manteve na 18ª posição. Na última rodada da Série A, no próximo domingo, quando recebe o Santos, o time de Milton Mendes se vê obrigado a vencer para se manter na elite, mas, com o resultado, pode ultrapassar mais um rival: o Vasco. 

Em uma conta simples, os leoninos precisam fazer o dever de casa e torcer para que Chapecoense (16º) e América-MG (17º) fiquem no máximo no empate contra São Paulo, na Arena Condá, e Fluminense, no Maracanã, respectivamente. Mas, caso um desses times vençam, o Sport secará o Vasco, que visita o Ceará, no Castelão. A equipe carioca, nesse caso, precisa perder o duelo para o Leão levar a melhor no número de triunfos.   

São Paulo com grande posse de bola na etapa inicial

Para o jogo, o técnico Milton Mendes decidiu mexer em duas peças criticadas do Sport. Com isso, o zagueiro Ronaldo Alves saiu e deu espaço para Raul Prata voltar a ser improvisado na lateral esquerda, trazendo Ernando de volta à função original na defesa. Já no ataque, Hernane Brocador foi parar no banco para a entrada de Matheus Peixoto. Na maior parte da etapa inicial, com essa formação, o Sport cumpriu o seu plano tático. 

Bem postado no sistema defensivo, a equipe deixou a bola com o São Paulo e se dispôs a correr, trazendo os jogadores para trás da linha do meio-campo. Nesse cenário, o São Paulo terminou o primeiro tempo com 76% da posse. Em determinados momentos, bateu na casa dos 80%. Ainda assim, o Tricolor era lento na condução do jogo, o que facilitou a marcação rubro-negra. 

O São Paulo, por outro lado, encerrou a primeira metade do jogo com um pênalti não marcado em cima de Diego Souza após puxão de Cláudio Winck e duas chances claras de gol. Ambas, saíram fracas dos pés de Nenê. Na primeira, aos 17, os mandantes não eram tão incisivos. Já, na segunda, aos 46, eram eles que davam as cartas diante de erros seguidos de passes e posicionamento do Leão. 

Os últimos cinco minutos da etapa inicial, de fato, foram os piores do time de Milton Mendes. Pouco antes, porém, a equipe havia dado um sinal de vida na parte ofensiva. À espera do contra-ataque certo, a equipe encaixou o primeiro e único aos 37, mas viu o chute de Gabriel desviar na marcação. Depois, o São Paulo ainda acertou a trave com Tréllez.

Segundo tempo com mais pressão do São Paulo

O São Paulo abriu o segundo tempo mais impositivo no ataque. Acelerando o jogo, a equipe empurrou ainda mais o Sport para o campo defensivo. Aos 15 minutos, o Tricolor Paulista já colocava na conta outras três chances claras de gol, em mais um chute de Nenê e outros dois de Helinho. Na sequência, as oportunidades se multiplicavam, mas a equipe de André Jardine impressionava na falta de pontaria.

Aos 28, veio o maior exemplo. Após dominar errado, Gabriel deixou a bola nos pés de Everton, que sofreu um pênalti questionável de Cláudio Winck. No minuto seguinte, Nenê cobrou mal e facilitou a defesa de Mailson. Até o fim, o Sport ficou atrás do meio-campo e chegou a ter apenas uma chance com Winck, aos 37. O lateral ainda acabaria expulso, aos 44 minutos, por uma cotovelada, aumentando o ar de tensão. Aos 45, Tréllez acertou a trave.

Ficha do jogo

São Paulo 0

Jean; Araruna (Igor Gomes), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Liziero e Nenê (Tréllez); Everton, Helinho (Antony) e Diego Souza. Técnico: André Jardine 

Sport 0

Mailson; Cláudio Winck, Ernando, Adryelson e Raul Prata; Marcão (Deivid), Jair, Gabriel, Michel Bastos e Mateus Gonçalves; Matheus Peixoto (Marlone). Técnico: Milton Mendes

Local: estádio do Morumbi (São Paulo)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Reinaldo, Jean (SA); Mateus Gonçalves, Jair, Matheus Peixoto (SP)
Cartão vermelho: Cláudio Winck (44min do 2ºT)


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário