GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO

Novo percurso da Procissão da Bandeira causa estranhamento dos fiéis

Procissão da bandeira marca início da Festa do MorroFoto: Anderson Stevens / Folha de Pernambuco


Para a maioria dos fiéis, mudança de percurso afetou a atenção dos católicos e causou dispersão

Procissão da Bandeira, realizada no final da tarde desta quinta-feira (29), não foi bem recebida pela maioria dos religiosos. A caminhada, que marca o início da programação da 114ª Festa do Morro, teve pela primeira vez concentração no no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife. Antes, a celebração era realizada no Sítio Trindade, em Casa Amarela.

Para a aposentada Maria José Bezerra, de 72 anos, a mudança de trajeto afetou a atenção dos católicos, causando dispersão. “A caminhada sempre é maravilhosa, mas o percurso que fazíamos do Sítio da Trindade era bem melhor. Realizo esta caminhada há muito anos, porém eu, assim como outros, estou estranhando. Até a animação e vibração do pessoal no antigo percurso era melhor”, criticou.

Mesmo tendo preferência pelo antigo trajeto, a doméstica Maria de Fátima Vasconcelos, de 62 anos, disse que a caminhada pela Avenida Norte é, logisticamente, melhor devido ao espaço da via. “Participo todos os anos da Procissão da Bandeira e, na minha opinião, o antigo percurso era mais animado. Agora, no entanto, a gente tem espaço e, como a Avenida Norte não tem curvas, podemos seguir com mais tranquilidade”, disse.


Ela explicou ainda que, no próximo dia 8 – data destinada à santa -, pretende caminhar, junto com a irmã Maria de Lourdes Vasconcelos, de 64 anos, do Recife Antigo ao Morro para agradecer as bênçãos conquistadas. “Como eu não tenho madrinha carnal, considero Nossa Senhora da Conceição como uma. No sábado (8), eu quero sair do Marco Zero até o Morro porque recebi muitas graças e estou aqui para dar graças a ela por mais um ano. A gente tem que acreditar e ter fé sempre”, comentou.

Os fiéis começaram a chegar por volta das 17h e seguiram, às 18h, em caminhada pela Avenida Norte ao Morro da Conceição. A comissão de organização estima que pelo menos 10 mil pessoas estiveram no cortejo, que, ao final, teve uma missa celebrada pelo reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses Silva.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário