GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

SANTA CRUZ - O DESAFIO NO ARRUDA

Desde Zé Teodoro: Leston Júnior tem desafio de começar e terminar temporada no Santa Cruz

Zé Teodoro foi bicampeão pernambucano, em 2011 e 2012, com êxitos históricos sobre o Sport


Desde 2011, Tricolor não consegue manter treinador por temporada inteira


Último técnico do Santa Cruz a começar e a terminar uma temporada pelo clube, Zé Teodoro é hoje um marco para todo treinador que assume o Tricolor para iniciar um trabalho. Com o título de campeão pernambucano e o acesso à Série C, o comandante da equipe em 2011 conseguiu garantir a continuidade no Arruda para o ano seguinte, quando voltou a conquistar o estadual sobre o arquirrival Sport. O fim da era de Zé Teodoro culminou também com o fim de uma era de continuidade de trabalhos. Desde então, nos seis inícios de trabalho seguintes, não houve nenhum profissional que conseguisse finalizar o trabalho.

O desafio no momento está nas mãos do técnico Leston Júnior, comandante que estará à frente do time a partir da pré-temporada que se inicia no próximo dia 3 de dezembro. Aos 40 anos, o jovem treinador conseguiu começar e terminar um trabalho de um ano inteiro em um mesmo clube uma única vez. Entre 2010 e 2012, esteve comandando o modesto Inter de Bebedouro-SP, no começo da carreira. 

O fato é que, com acesso à Série B pelo Tupi-MG, em 2015, título estadual pelo Botafogo-PB neste ano e bons trabalhos de base pelo Bahia, Cruzeiro e América-MG, o treinador tem a confiança da direção coral. "Leston não está chegando por acaso. Ele vem após muito estudo, pela identificação do perfil que tivemos em trazer um treinador que tivesse identidade de promover atletas da casa, experiência com aqueles recém-formados... E tem conhecimento em competições que vão ser disputadas, como o Nordestão, a Série C e o Paraibano, que é um paralelo ao Pernambuco. Ele conhece os atalhos, tem bagagem e, apesar jovem, tem história", elogiou o presidente Constantino Júnior.

De acordo com o mandatário tricolor, a meta, como não poderia deixar de ser, é manter o treinador a temporada inteira. Porém, foi da mesma forma que Constantino Júnior apresentou o técnico Júnior Rocha, que começou o trabalho deste ano e acabou deixando o clube após uma série de fracassos e resultados aquém do esperado. "Estamos em um processo de renovação e buscamos um sangue novo. Temos plena confiança que estamos fazendo uma escolha permanente por Leston. Ninguém gosta mexer, não. Pensamos que ele vai render o ano inteiro e até mais quem sabe", pontuou.

No Arruda, a última vez que um técnico conseguiu virar o ano pelo clube aconteceu entre 2015 e 2016, quando Marcelo Martelotte conseguiu o acesso à Série A, mas não resistiu ao mal início na temporada seguinte e foi substituído por Milton Mendes, atual treinador do Sport. Tranquilo, Leston Júnior vê com naturalidade essas constantes mudanças e garante não se preocupar com o histórico recente do Santa Cruz.

"Quando se fala em troca constante de comando são vários os fatores que influenciam. Claro que o resultado está muito atrelado, mas também outros aspectos que contribuem. Isso não dá para criar como regra, particularmente não tinha informação. Não posso dizer que isso vai mudar meu comportamento. O futebol brasileiro tem particularidades e não penso nisso no início de um trabalho. Penso no que tem a vir e em iniciar e terminar o trabalho", disse o treinador.

Os últimos técnicos do Santa Cruz

2011: Zé Teodoro (Campeão pernambucano e acesso à Série C);
2012: Zé Teodoro - (Bicampeão pernambucano);
2013: Marcelo Martelotte (Campeão pernambucano), Sandro Barbosa e Vica (Título da Série C e acesso);
2014: Vica, Sérgio Guedes e Oliveira Canindé;
2015: Ricardinho (Campeão pernambucano) e Marcelo Martelotte (Acesso à Série B).
2016: Marcelo Martelotte, Milton Mendes (Campeão pernambucano e da Copa do Nordeste) e Doriva.
2017: Vinícius Eutrópio, Givanildo Oliveira e Marcelo Martelotte (rebaixamento à Série C);
2018: Júnior Rocha, Paulo César Gusmão e Roberto Fernandes.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário