GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

FESTA DE RÉVEILLON

Tudo pronto para a festa da virada de ano

Preparativos para a festa de revéillonFoto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco


Em Recife, Olinda e Jaboatão, a festa de Ano Novo promete reunir milhares de pessoas nas praias para os tradicionais shows e queima de fogos

Milhares de pessoas procuram as praias da Região Metropolitana do Recife (RMR) como destino para a festa de RéveillonShows musicais pirotécnicos oferecidos pelas prefeituras atraem cada vez mais gente aos eventos, o que exige estratégias especiais do poder público para garantir mobilidade, segurança e saúde durante o período. Das três mais importantes cidades da RMRJaboatão dos Guararapes já definiu toda a logística do evento. 

Em Olinda, já está certo que a festa começará ainda nas primeiras horas da manhã da segunda-feira, com um "acorda povo" animado por orquestras musicais e queima de fogos de 12 minutos em dois pontos na virada. Recife ainda está trabalhando no fechamento geral da estrutura, mas dois grandes palcos estão sendo montados nas praias do Pina Boa Viagem.

A queima de fogos em Jaboatão será realizada na praia de Candeias, como tradicionalmente ocorre, com a programação musical sendo iniciada às 19h30 do dia 31 e estendendo-se até às 5h da manhã seguinte. Mas já a partir das 15h, a avenida Bernardo Vieira de Melo será bloqueada para veículos, no trecho entre as ruas Aniceto Varejão e Aníbal Varejão. 

Também serão interditadas as ruas João Fragoso de Medeiros, Jangadeiro, Saturnino Pessoa, Oscar Pereira e Eneida Pereira. O ordenamento do trânsito será feito por 40 agentes municipais, e a segurança vai contar com 300 policiais militares65 guardas municipais e 350 seguranças particulares contratados pela gestão. As vias serão liberadas a partir das 6h do dia 1º de janeiro.

Comidas bebidas serão comercializadas na orla apenas pelos barraqueiros cadastrados. A prefeitura quer evitar a circulação de garrafas de vidro e, para isso, haverá sete pórticos nas ruas de acesso, com distribuição de embalagens plásticas. Três ambulâncias e uma unidade do Samu estarão disponíveis para o atendimento médico.

Jaboatão permite que as pessoas instalem toldos na praia, para isso é necessário que seja feito um cadastramento na Regional 6, localizada na avenida Castelo Branco, das 8h às 17h. Em Olinda também há permissão para a montagem de toldos, o cadastro deve ser feito no site da secretaria de Meio Ambiente até a sexta-feira.

Em Olinda, o "acorda povo" com as orquestras sairá da igreja de Rio Doce até a praça Duque de Caxias, no bairro de Casa Caiada, a partir das 5h. Das 22h30 do dia 31 até as 2h30 do dia 1º, grupos de vários ritmos desfilarão ao longo da avenida Ministro Marcos Freire, na orla da cidade. O trecho exato ainda não foi anunciado, assim como a quantidade de agentes e a estrutura de atendimento. A queima de fogos acontecerá em dois pontos da cidade: na orla e na praça do Carmo, com 12 minutos de duração cada uma.

No Recife, a Prefeitura informou que irá divulgar hoje o detalhamento da virada. No ano passado, a festa reuniu um público estimado em cerca de 1 milhão de pessoas na orla, para acompanhar os shows musicais e a queima de fogos nos dois polos, do Pina e de Boa Viagem. Isso corresponde a quase dois terços de toda a população da cidade, que pelos dados do IBGE, é de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

A Emlurb já definiu que vai atuar com 509 garis fazendo a limpeza, utilizando seis caminhões de lixo e um pipa para auxiliar no serviço. Já a secretaria municipal de Saúde terá uma unidade do Samu em cada polo. Até o fechamento desta edição, a Polícia Militar não havia divulgado o efetivo para o evento. 



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário