GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

NOVA TRAGÉDIA

Barragem de rejeitos da Vale se rompe e deixa vários mortos em Brumadinho

Bombeiros resgatam pessoas atingidas por lama em BrumadinhoFoto: Record TV Minas/Reprodução


Autoridades locais enviaram para o local cinco helicópteros para os trabalhos de resgate

Uma barragem de contenção de resíduos da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25) na região de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, deixando "vários mortos", pouco mais de três anos depois do rompimento de outra barragem no mesmo estado provocar a pior tragédia ambientaldo Brasil. 

"Segundo os relatos que estamos recebendo, houve vários mortos", informou à AFP um porta-voz do Corpo de Bombeiros. "Os rejeitos tomaram toda a região da empresa", acrescentou. "Ainda não sabemos a magnitude dos danos pessoais e ambientais, mas seremos muito rigorosos", declarou à AFP o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que está a caminho de Belo Horizonte

A companhia Vale reportou, em um comunicado, que o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho, ocorreu no começo da tarde e que as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco, sem confirmar feridos no local. 

mineradora acrescentou que "a prioridade total neste momento é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade". O documento não diz nada sobre as causas da tragédia

Imagens aéreas divulgadas pelos bombeiros mostram impressionantes rios de lama avançando sobre grandes superfícies de vegetação, e vídeos exibem casas destruídas e carros revirados. Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou o ocorrido e informou ter enviado ao local os ministros de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves

Autoridades locais enviaram para o local cinco helicópteros para os trabalhos de resgate. "A represa se rompeu e destruiu tudo, não restou nada", diz uma testemunha, em um vídeo que circula nas redes sociais, mostrando uma zona devastada. A Bolsa de São Pauloestá fechada nesta sexta-feira devido ao feriado pelo aniversário da cidade, mas as ações da Vale em Nova York caíam 10% no meio da tarde. 

O município de Brumadinho, com 39 mil habitantes, pediu pelas redes sociais que a população se afaste do rio Paraopeba, sobre o qual estava construída a barragem. A localidade fica a 16 km do museu a céu aberto de Inhotim, que foi evacuado preventivamente, informaram as autoridades locais. Em 2015, o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério da companhia Samarco (controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP-Billiton) no município de Mariana, a 125 km de Brumarinho, deixou 19 mortos. 

enxurrada de lama chegou ao rio Doce e atravessou os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde chegou ao mar, com consequências desastrosas para a vida de milhares de habitantes.



Por: AFP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário