GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

CARNAVAL 2019

Carnaval do Recife homenageia sambistas em 2019

Belo Xis e Gerlane Lops são homenageados do Carnaval do Recife em 2019Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR


Belo Xis e Gerlane Lops são os homenageados da festa de Momo na capital pernambucana neste ano

Considerado o terceiro maior polo do Samba no Brasil, datam da década de 1930 os primeiros registros do gênero em Recife — mesma época do surgimento das escolas de samba do Rio de Janeiro. Atualmente, são mais de 20 blocos e escolas de sambaque desfilam no período momesco na capital pernambucana, sem mencionar outros tantos artistas.

Para preservar o título de carnaval multicultural e a fim de reconhecer estes tantos artistas que contribuem para um cenário cultural tão diverso, a Prefeitura do Recife divulgou nesta segunda-feira (7) os homenageados do carnaval deste ano. São eles, os sambistas Belo Xis e Gerlane Lops, com 45 e 27 anos de carreira, respectivamente.

"Acho que o ritmo precisava dessa homenagem. A gente consegue colocar dentro do samba que é feito aqui as nossas origens e fazer uma boa mistura", disse Gerlane. "O samba já é um gênero muito forte dentro da nossa cidade e, agora, vai ser ainda mais", completou Belo Xis.

Filho de pai e mãe sambistas, Antônio José de Santana, 71, o Belo Xis, cresceu entre rodas de samba que aconteciam no quintal de casa. Mas foram as chuteiras que tornaram seu nome conhecido, inicialmente na passagem por times locais como o Santa Cruz e o Sport. Por causa do futebol profissional, mudou-se para o Rio de Janeiro e, entre a atuação no Vasco e Madureira, gravou com Arlindo CruzLeci BrandãoNeguinho da Beija-Flor e Zeca Pagodinho.

Ao longo da carreira de sambista, lançou doze álbuns — destes, cinco impressos em LP. Ganhou cadeira na ala de compositores da carioca Mocidade Independente de Padre Miguel e há 45 anos é compositor e intérprete da escola Gigante do Samba, na Bomba do Hemetério, que escolheu para pouso e morada.

Já a cantora e percussionista Gerlane Lops, 44, traz em seu histórico uma sequência de formações que colaboraram na consolidação de sua persona artística. Na infância, aos quatro anos, arriscou as primeiras aparições no coral infantil Catavento. A paixão pela música levou Gerlane ao Conservatório Pernambucano de Música e, mais tarde, à licenciatura em Música pelo Universidade Federal de Pernambuco.

Em sua trajetória, lançou três álbuns e um DVD, ganhou o 1º lugar na eliminatória do Festival Canta Nordeste, em 1996, promovido pela Rede Globo e foi sucesso de crítica pelo show "Em tom de samba", em que dividiu o palco com nomes como AlcioneElza SoaresLuiz Melodia e Martinho da Vila. Além de parcerias com o Quinteto Violado.

Representantes de gerações diferentes de sambistas, ambos concordam que "o mais importante é o povo". "Acho que [o povo] ficará feliz com essa homenagem", aposta emocionada a olindense Gerlane Lops. "Agora é esperar que o Carnaval chegue logo para curtir este momento maravilhoso", conclui Belo Xis.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário