GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

NÁUTICO - MELHORAR NA ESTREIA

Contra Fortaleza, Náutico busca melhorar seu retrospecto em estreias na Copa do Nordeste

No ano passado, Náutico chegou a estar na frente duas vezes, mas cedeu empate ao fraco Altos-PI


Desde a retomada da competição, em 2013, Timbu fez todas as suas quatro estreias como mandante e venceu apenas uma vez


A partir do próximo dia 15, quando estrear na Copa do Nordeste, diante do Fortaleza, nos Aflitos, o Náutico inicia a caminhada para quebrar um incômodo tabu. Desde que a competição regional foi retomada, em 2013, o Náutico nunca conseguiu passar da fase de grupo. E para mudar essa escrita, será importante os alvirrubros mudarem também outro retrospecto negativo. Nas quatro edições em que disputou desde então, o Timbu conseguiu vencer apenas uma vez o jogo de estreia. Detalhe. Assim como em 2019, todas as partidas foram com mando de campo pernambucano.

A ressalva que se faz é que essa será a primeira vez que o Náutico jogará a Copa do Nordeste nos Aflitos, desde a retomada da competição. Portanto, todo esse histórico ruim em estreias, desde 2013, ocorreu na Arena de Pernambuco. Ao todo, nesse período, além da vitória solitária obtida em cima do frágil Uniclinic-CE em 2017 por 4 a 0 (no jogo de volta, no Ceará, os alvirrubros fizeram 9 a 0), as outras três estreias acabaram empatadas. Em nos três casos, com o Timbu cedendo a igualdade.

Em 2014, passando por um processo de reformulação do elenco, o Náutico saiu na frente aos nove minutos do segundo tempo, com o atacante Renato completando cruzamento de Elicarlos. Quatro minutos depois, o Guarany de Sobral empataria após falha do goleiro Gideão.

No ano seguinte, o algoz foi o Salgueiro. Depois de sair atrás e virar o placar com gols do atacante Josimar e do lateral-esquerdo Gastón, o Náutico cedeu o empate por 2 a 2 após tento do ex-alvirrubro Anderson Lessa.

Por fim, no ano passado, mesmo diante de um frágil Altos-PI, a vitória na estreia do Nordestão também não veio. Depois de ficar duas vezes a frente do placar, com gols de Fernandinho e Wallace Pernambucano ainda no primeiro tempo, a equipe dirigida por Roberto Fernandes vacilou e permitiu o empate do time piauiense na etapa final.

Vale ressaltar que este ano o regulamento da Copa do Nordeste mudou. Ao contrário das edições anteriores, disputadas em grupos de apenas quatro times, em 2019 a competição está dividida em duas chaves de oito clubes cada, que enfrentam as equipes do outro grupo em jogos só de ida. A quatro melhores de cada lado avançam ao mata-mata das quartas de final.

Ampliando o retrospecto

Quando se amplia o retrospecto de estreias do Náutico para todas as edições em que o clube pernambucano disputou da Copa do Nordeste, desde 1994, o cenário melhora. Entre a primeira edição e o ano de 2010, os alvirrubros disputaram mais seis regionais, com quatro vitórias (três delas nos Aflitos) e duas derrotas (uma dela nos Aflitos) em jogos de primeira rodada.

Com isso, o retrospecto total de estreias do Náutico na Copa do Nordeste soma cinco vitórias, três empates e duas derrotas. 

As estreias do Náutico no Nordestão

2018
Náutico 2x2 Altos (Arena de Pernambuco)

2015
Náutico 2x2 Salgueiro (Arena de Pernambuco)

2017
Náutico 4x0 Uniclinic (Arena de Pernambuco)

2014
Náutico 1x1 Guarany de Sobral (Arena de Pernambuco)

2010
Náutico 2x1 Ceará (Aflitos)

2002
Náutico 8x2 Botafogo-PB (Aflitos)

2001
Botafogo-PB 1x3 Náutico (Aflitos)

1998
Náutico 0x1 América-RN (Aflitos)

1997
Náutico 2x0 Santa Cruz-PB (Aflitos)

1994
CSA 4x1 Náutico (Rei Pelé)

Resumo:
5 vitórias
3 empates
2 derrotas


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário