GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CARNAVAL 2019

SDS divulga esquema de segurança para o Carnaval 2019

Coletiva de imprensa apresentou o planejamento integrado da segurança pública para o CarnavalFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


Serão 52.065 postos das polícias Militar, Civil e Científica e Corpo de Bombeiros. O número é 12,6% maior que o efetivo de 2018

Um total de 52.065 postos das polícias Militar, Civil e Científica e Corpo de Bombeiros reforçam a segurança pública do Carnaval de Pernambuco 2019. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), que lançou o planejamento integrado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (21), o efetivo é 12,6% maior que o mobilizado em 2018. 

Do total de postos, foram mobilizados 9.497 para o período de prévias (de 5/1 a 28/2); 37.724 para os dias do Carnaval (1º/3 a 6/3); e 4.844 para o pós-Carnaval (7 a 17/3). Os postos incluem todo o período de Momo, que vai de 5 de janeiro - após o encerramento do ciclo natalino - a 17 de março.

Desse efetivo, 40.876 são ocupados pela Polícia Militar, 5.754 pela Polícia Civil, 5.251 pelo Corpo de Bombeiros e 184 pela Gerência Geral de Polícia Científica. Os postos não representam necessariamente a quantidade de policiais e bombeiros trabalhando, uma vez que um mesmo militar pode trabalhar mais de uma vez no período.


Os recursos aplicados pelo governo no planejamento de segurança totalizam R$ 9,5 milhões. A verba é oriunda do orçamento do Estado. “Esse aumento representa meio milhão de reais a mais que o usado em 2018. Queremos garantir a segurança de todos que vêm para brincar o Carnaval. Não somente da população pernambucana, mas de todos os turistas que estarão no Estado”, disse o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua.

Galo da Madrugada
O Galo da Madrugada terá 4.429 profissionais atuando na segurança dos foliões, sendo 3.144 policiais militares, 974 bombeiros, 257 policiais civis e 54 policiais científicos. Além disso, dois postos do Juizado do Folião funcionarão durante o maior bloco de Carnaval do mundo: o primeiro no Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros, bairro de Santo Antônio; e o segundo na Estação Central do Metrô, bairro de São José. 

Lei da Importunação Sexual
Como este é o primeiro Carnaval com a Lei da Importunação Sexual em vigor, o atendimento a mulheres vítimas de abusos sexuais será reforçado. Da sexta (1º) à quarta (6) será disponibilizado atendimento especializado 24 horas em três pontos: Delegacia da Mulher de Santo Amaro, Delegacia de Rio Branco - ambas no Centro do Recife - e na avenida Sigismundo Gonçalves, nº 599, no bairro do Carmo, em Olinda. 

"Esse reforço será para atender preferencialmente agressões ou outros tipos de crime de importunação sexual. Tudo isso voltado para o melhor atendimento da mulher no Carnaval de Pernambuco. Toda a proteção legal está sendo dada à mulher eventualmente importunada sexualmente", acrescentou o secretário.

Centros de Comando e Controle descentralizados 
Unidades regionais do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) serão ativadas nas cidades de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. Os dois se juntam ao centro que funciona no bairro de São José, na área central do Recife. Todos funcionarão das 7h do sábado (1º) às 7h da quinta-feira (7). 

Os centros terão apoio de câmeras de videomonitoramento instaladas nos seguintes pontos: Recife Antigo, Sítio Histórico de Olinda, polos descentralizados do Recife, percurso do Galo da Madrugada, Ipojuca, Caruaru e Petrolina. 

Duas Plataformas de Observação Elevada (POEs) irão operar no Bairro do Recife, próximo ao Marco Zero, e na PE-15, em Olinda. Também se somam ao policiamento dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCMs) em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e Tamandaré, no Litoral Sul.

Recursos especiais

Em caso de perda, roubo ou extravio de documentos, a SDS oferece ao folião o registro da ocorrência na Delegacia Online, pelos endereços www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br. Pernambucanos e turistas também poderão cadastrar os IMEIs dos seus celulares no programa Alerta Celular, no site da Secretaria de Defesa Social. Caso os aparelhos sejam encontrados pela polícia serão entregues aos seus donos. 

Corregedoria Geral da SDS funcionará normalmente em esquema de plantão 24h, na sede da unidade, na avenida Conde da Boa Vista, n° 428, em frente ao Atacado dos Presentes do bairro da Boa Vista, no centro do Recife. Também serão mantidas equipes de fiscalização nas ruas, de maneira descentralizada. Os telefones para denúncias são (81) 3184 2714 e (81) 3184 2756.

Delegacias móveis serão instaladas no Marco Zero e no Pátio de São Pedro, assim como durante o Papangu, em Bezerros, e no Encontro dos Maracatus em Nazaré da Mata. Também haverá reforço em 24 delegacias de plantões no Recife e Região Metropolitana do Recife, em 20 delegacias de plantões no Agreste e Zona da Mata e mais 20 delegacias do Sertão.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário