GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

DECISÃO JUDICIAL

Justiça para 8 barragens da Vale: 30 milhões de toneladas/ano


Uma decisão judicial que determinou a paralisação de oito barragens de mineração da Vale tem potencial de reduzir a produção de minério de ferro da empresa em uma escala de aproximadamente 30 milhões de toneladas por ano, considerando que as operações na mina de Brucutu seriam afetadas, informou a companhia nesta segunda-feira (4).
A 22ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte determinou que a empresa se abstenha de lançar rejeitos ou praticar qualquer atividade potencialmente capaz de aumentar os riscos das barragens Laranjeiras, Menezes II, Capitão do Mato, Dique B, Taquaras, Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, disse a Vale em fato relevante.
Três dessas barragens, no entanto, utilizam a metodologia de alteamento a montante e por isso já estavam inoperantes e abrangidas pelo plano de descomissionamento anunciado após o desastre de Brumadinho, acrescentou a empresa, listando as barragens Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III.
Já a barragem de Laranjeiras, da mina de Brucutu (complexo de Minas Centrais), não foi construída pela tecnologia a montante, empregada nas estruturas de Brumadinho e Mariana (MG), que desabaram.

Reuters - Luciano Costa, Roberto Samora e Paula Arend Laier

Nenhum comentário:

Postar um comentário