GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 10 de março de 2019

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Recife celebra 482 anos com bolo, passeio e peça

Espetáculo "O Boi Voador"Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco


Confira a programação da prefeitura para comemorar o aniversário da cidade

A cidade do Recife comemora 482 anos nesta terça-feira (12). Para celebrar a data, a prefeitura irá distribuir 3,5 mil fatias de um bolo de 400 quilos no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da Cidade, a partir das 8h. O espaço completa três anos de funcionamento no mesmo dia. Além do bolo, a programação terá apresentações de orquestra de frevo e artistas circenses. 

As atividades do aniversário seguem na quarta-feira (13) com o Olha! Recife a pé, que irá explorar locais e temas relacionados a diversas épocas da história da cidade, incluindo o Brasil Holandês. No roteiro estão a rua do Bom Jesus, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a praça da República e o Convento Franciscano. As inscrições estão abertas no site da prefeitura.


Na quinta-feira (14), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste da Capital, o público poderá participar de aulões esportivos com atletas de destaque nas Olimpíadas. Nomes como Yane Marques, Joanna Maranhão, Cisiane Dutra e Adrianinha irão ministrar clínicas em suas especialidades.


CurioCidades comemorativo será no sábado (16), às 18h. O trajeto a pé será pelo Bairro do Recife, na área central da Capital, e conta com a participação da eletrobike do DJ Mozão. O roteiro contará histórias e lendas do Recife, entre elas a do Boi Voador, com projeções nas paredes e trilhas sonoras, reproduzindo cenários do passado nos muros e nas edificações atuais.

Por fim, no domingo (17), o Bairro do Recife recebe a peça "O Boi Voador", que envolve o público na dramatização da época em que o conde holandês Maurício de Nassau fez um boi voar. Ao entrar no bairro, os visitantes poderão passear pela história do Brasil Holandês. Vários atores estarão espalhados pelas ruas usando figurino de época, interagindo com os pedestres e os convidando para a festa. 

Às 18h, iniciarão as cenas da peça, realizadas em espaços do bairro. Os atores apresentarão momentos do Brasil Holandês na sacada de edifícios como o prédio do antigo Centro Cultural Santander, Rio Branco, sacada da Caixa Cultural e Marco Zero. 

Uma réplica da antiga Ponte do Recife será montada na entrada da Rio Branco. Com duração aproximada de uma hora, o ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. Serão 18 cenas ao total.

Ainda no domingo, às 16h, haverá a inauguração de um parklet no Espaço R.U.A., que fica na avenida Barbosa Lima. Serão 16 módulos formados em blocos e dois bicicletários. A área de convivência vai enriquecer o local que já conta com um mural de quase 300 metros.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário