GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 2 de março de 2019

CARNAVAL 2019

Abertura do Carnaval no Recife tem dança afro, frevo, passinho e homenagem ao samba

Abertura do Carnaval 2019, no Marco ZeroFoto: Foto: Léo Malafaia (@leomalafaia)


Em uma noite que reverenciou o samba, com apresentações dos homenageados Gerlane Lopes e Belo Xis, também houve espaço para o frevo, as raízes afro e até para o passinho.

Uma multidão lotou o Marco Zero, no Bairro do Recife, nesta sexta-feira (1º) para acompanhar a tradicional abertura oficial do Carnaval do Recife, que mais uma vez não decepcionou. Abrindo a programação, os clarins da Orquestra Popular do Recife anunciaram que o festejo de momo estava começando. Numa noite que reverenciou o samba, com apresentações dos homenageados Gerlane Lops e Belo Xis, também houve espaço para o frevo, as raízes afro e até para o passinho.

Após o tradicional toque dos clarins da Orquestra Popular abrir a noite, seguido da entrega da chave da cidade para o rei e a rainha do carnaval, o espetáculo "O Carnaval de Todo Mundo", com direção musical assinado por César Michilles encantou a plateia. Em seis atos, iniciados pelo "Caldeirão Afro Brasileiro " com referências da música e da dança afro, seguido dos números "Delírios Tecnológicos", "Rolezinho do Copaz", "Festa na Periferia", "Carnaval de Gigantes" e "Batalha de Rua". 

A ideia foi promover o encontro entre diferentes linguagens artísticas com a periferia, seus movimentos e suas mais genuínas tradições, que uniram, por exemplo, o vocalista da banda Faces do Subúrbio, Zé Brown, com a turma do passinho do brega, manifestação que virou febre na cidade.

O elenco do espetáculo conta com cem bailarinos e músicos que participarão divididos em seis cenas. O espetáculo terá duração de 1h20 com várias participações, incluindo o Coral Voz NagôCésar MichillesDJ Tiago PinheiroCajú e CastanhaMichele MeloKelvis DuranZé BrownDJ BigBruninhoGigantes do SambaTransversal Frevo Orquestra entre outros grandes nomes do cenário musical pernambucano.

O governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) prestigiaram a abertura do Carnaval e destacaram como foram os preparativos para a festa. "Está tudo preparado. Vai ser uma grande festa hoje aqui com esse grande show de abertura que a gente vai ter. O Carnaval está preparado para acontecer em toda a cidade. São 45 polos, 2,7 mil apresentações de hoje até a próxima terça-feira. Agora, é o folião que faz o Carnaval do Recife. A gente organiza, prepara tudo. Tem o apoio do governo do Estado, que tem uma parceria muito forte e cuida de toda a parte de segurança e infraestrutura. Agora cabe ao folião fazer o maior e melhor Carnaval do Brasil", convidou o prefeito.

Já o governador apontou para a importância de reforçar a campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval. "Essa campanha nasceu aqui no Recife, se espalhou por todo o Brasil. A transformação no comportamento é um dado de realidade. A gente vai fazer um Carnaval com mais respeito. Porque todo mundo tem o direito de brincar. As mulheres também têm o direito de brincar do jeito que elas quiserem e têm que ser respeitadas", disse. 

"O Carnaval de Pernambuco é caracterizado como o Carnaval da paz, da alegria e o Carnaval do respeito. E é isso o que a gente vai fazer de novo. Mais um grande Carnaval. Vai ser um Carnaval que realmente o frevo vai percorrer todas as ruas e todos os bairros, em Olinda, todo o Estado. Pessoas fantasiadas com suas famílias. A cada ano temos feito um Carnaval mais profissional em termos do aparato do Estado, com mais policiais nas ruas. Então, eu estou muito feliz em ver que o Carnaval chegou de forma tão brilhante. As pessoas estão muito conscientes em brincar o Carnaval só com alegria e com muita esperança no futuro", concluiu Paulo Câmara.

Após o espetáculo 'O Carnaval de Todo Mundo', os shows começaram com a apresentação da homenageada do Carnaval do Recife 2019, Gerlane Lops, com participações de Mariene de Castro, Péricles, Serginho Meriti e Marcelinho Moreira. A cantora disse que recebeu a homenagem com surpresa, mas destaque que isso coroou o movimento do samba pernambucano. "Foi inesperado. A gente trabalha a vida toda querendo que esses olhares aconteçam mas nunca sabe quando vai acontecer. Acho que esse carinhoso e delicado da Prefeitura do recife e do público sobre o samba é muito bacana. É uma música de resistência. Eu e Belo xis somos apenas dois personagens de uma luta muito bonita e muito antiga", disse Gerlane.

Completando a programação, os shows de maestro Forró com Participações de Nena Queiroga Almir Rouche e, encerrando a noite, Belo Xis, o outro homenageado pela Prefeitura do Recife, com participações de Michele MeloBia Villa ChanLuiz de OliveiraRonaldinho (ex-integrante do Fundo de Quintal), Wellington do PandeiroJorge RibaMaria PagodinhoGerlane Gell e Gigantes do Samba.



Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário