GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 1 de março de 2019

CARNAVAL 2019

Tudo em pé: Galo Gigante montado


A alegoria, que mede 28 metros, terminou de ser totalmente erguida por voltas das 2h da madrugada desta sexta-feira (1), na Ponte Duarte Coelho

O tão esperado Galo Gigante está de pé. Tendo iniciado seu processo de montagem na noite da última terça-feira (26), a alegoria, que mede 28 metros, terminou de ser totalmente erguida por voltas das 2h da madrugada desta sexta-feira (1), na Ponte Duarte Coelho, quando a equipe responsável pela montagem da estrutura finalizou os últimos detalhes que faltavam para que os foliões pudessem ver o majestoso em pé. Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura do Recife, disse que o galo deste ano foi feito dentro do prazo.
De acordo com relatos à Folha de Pernambuco, após o Galo ter sido erguido, os trabalhadores ainda acrescentaram parte do traje que o veste, na parte inferior de seu corpo. Como todos os anos, a alegoria chamou a atenção de quem passava pela Ponte Duarte Coelho, que ao som de ritmos tradicionais do carnaval pernambucano, mostraram muita animação para o carnaval deste ano.

O comerciante Jeneci Ferreira contou que veio de Fazenda Nova, no Agreste de Pernambuco, para trabalhar vendendo água durante o carnaval do Recife. “Consigo ter uma boa renda nessa época, principalmente por causa do Galo que atrai muita gente", afirmou. 
De acordo com o artista plástico e artesão Leopoldo Nóbrega, criador do galo deste ano, a construção foi uma prazerosa experiência. “Foi um ano de elaboração e de expectativa interna. O desejo maior é que esse galo tivesse um conceito, trazendo uma estética forte, então eu trouxe o Galo Artesão, que é uma homenagem não somente para os artesões, mas para qualquer pessoa que produz algo de formas manual”. Ele contou ainda que o conceito do galo é um convite para que a sociedade compreenda a importância em valorizar a cultura, a qualidade do artesanato e a integração com a sustentabilidade. 
“50% da roupa do galo é do polo de confecções do Agreste, uma estrutura que eu desenvolvi desde 2015 como artista plástico. Todas essas referências trouxeram um Galo imponente e com autenticidade”, disse. “Ele é um personagem que parte do meu universo criativo, mas que mergulha no carnaval e se inspira na alegria, cores, contemporaneidade e identidade através do cabelo afro”.

Leopoldo falou ainda sobre os comentários negativos relacionados ao galo deste ano. “As polêmicas fazem parte do processo. As pessoas puderam entender agora, depois de totalmente montado, qual é a proposta do galo e terão a possibilidade de se expressarem fazendo uma avaliação mais crítica”, relatou. 

Uma novidade apresentada inda pelo artista plástico é que o galo poderá ser colecionável. “Estamos estudando em como criar um galo no polo de confecções em um tamanho ideal para que seja colecionável, e onde poderemos brincar fazendo roupas para ele durante o ano inteiro. Com isso a gente ativa o conceito de moda, fala sobre conceito e capacita costureiras, gerando um produto com identidade e tornando o galo um produto confeccionável”.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário