GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 9 de março de 2019

NOSSA SENHORA DO CARMO

Peregrinação marca 100 anos da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo

Coroação de Nossa Senhora do Carmo aconteceu em 21 de setembro de 1919.Foto: Paullo Allmeida


Cortejo que sai da Basílica do Carmo, às 7h30, rumo à Catedral da Sé de Olinda

Em comemoração aos 100 anos da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo, a imagem da padroeira do Recife inicia uma peregrinação neste domingo, 10. Um cortejo que sai da Basílica do Carmo, às 7h30, rumo à Catedral da Sé de Olinda marca o início da exposição da imagem em paróquias, hospitais e casas públicas do executivo, legislativo e judiciário em toda a capital pernambucana. 

“Essa é uma das atividades em homenagem à santa. As festividades do centenário começaram em setembro do ano passado e seguem até o final de setembro deste ano”, explicou Frei Nilton Santos, coordenador da peregrinação. A imagem irá passar também por órgãos de segurança e escolas.

A coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo ocorreu em 21 de setembro de 1919. A imagem doada por Maria I saiu da Igreja do Carmo, desfilou pelo centro do Recife até o Parque 13 de Maio, onde foi coroada solenemente com a presença de 34 bispos brasileiros. Três anos depois os frades iniciaram uma campanha para a Igreja do Carmo receber o título de Basílica, o que aconteceu em 1921. 

“É um tempo de muita festa, graças e comemoração. No domingo haverá também uma grande celebração na Catedral da Sé, com uma missa solene a partir das 9h. Então chamamos todos os fieis a comparecer e acompanhar a carreata”, continuou o frei, reforçando que a ideia das visitas durante a peregrinação é facilitar o alcance de toda arquidiocese. 

A primeira parte das visitas segue até o dia 5 de julho. Do dia 6 a 16 as atenções se voltam para as comemorações da festa do Carmo, e a peregrinação só volta a acontecer no início de agosto, seguindo até o dia 20 de setembro. Outras atividades estão marcadas para esse período, como um congresso mariano no mês de maio, onde durante uma semana serão realizados palestras e workshops para os fieis. 

E, no dia 16 de julho, data que homenageia a santa padroeira do Recife, ocorre uma nova romaria, como já é tradicional. “Antes de ser uma santa, Nossa Senhora do Carmo é uma mãe. E cuida do seu povo, dos seus filhos. Convocamos todos esses filhos a participarem dos festejos e exaltarmos juntos a nossa fé”, ressalta Frei Nilton.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário