GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 18 de março de 2019

PERNAMBUCANO 2019

Em clássico truncado, Náutico e Santa Cruz apenas empatam na última rodada do PE2019

Timbu teve maior volume de jogo, criou mais no segundo tempo, mas pecou em precisão (Foto: Anderson Freire/Esp.DP )


Alvirrrubros terminaram em segundo lugar na classificação e vão pegar, nas quartas de finais, o Vitória das Tabocas já nesta quarta-feira


Após o clássico histórico pela Copa do Brasil, foram necessários cinco jogos para Náutico e Santa Cruz se enfrentarem novamente. Na competição nacional, o Tricolor vinha embalado e mostrava o que tinha de melhor. Já o Timbu, não havia encontrado solidez tática. Porém, neste domingo, pelo Campeonato Pernambucano, no estádio dos Aflitos, o duelo foi marcado pela mudança de panorama das equipes. Já que o Alvirrubro chegou ao seu melhor momento na temporada, alcançando a marca de 13 jogos de invencibilidade. E, a equipe coral, por sua vez, caiu de rendimento. 
 
O confronto - válido pela oitava e última rodada da primeira fase do Estadual - que terminou em empate de 0 a 0, foi favorável ao Náutico. Além de manter a invencibilidade, o Timbu garantiu o segundo lugar na classificação e o direito de jogar as quartas e as semifinais em casa, inclusive podendo reeditar o clássico com o Santa se ambos avançarem até esta etapa. Inclusive, nesta quarta-feira, o Alvirrubro entra em campo contra o Vitória-PE, pelas quartas de finais do Estadual. Para o Tricolor, por sua vez, o resultado do jogo foi positivo por ter mantido a escrita de não perder em clássicos neste início de temporada. Somando as três partidas contra Náutico e uma com o Sport, o Santa acumulou três empates e uma vitória. 

O jogo 

Para o jogo, o Santa Cruz ganhou um reforço de peso - e inesperado. O atacante Pipico, que havia pego quatro jogos de suspensão, conseguiu o efeito suspensivo no STJD e foi a campo contra o Timbu. Entretanto, a equipe perdeu Allan Dias, por ter levado o terceiro cartão amarelo. Já o Náutico, manteve a mesma escalação da última partida contra o CRB, em Alagoas. Com uma única novidade: a presença de Wallace Pernambucano no banco de reservas, após cinco partidas ausente. 

Valendo a liderança do Campeonato Pernambucano, a partida começou bastante pegada. Mas, tomando a iniciativa, o Náutico é quem mais investiu na área do Santa Cruz, sobretudo pelo lado esquerdo do ataque, com a participação de Robinho. Porém, a cobra coral também não deixou de mostrar a que veio. Tanto que, mesmo sem a posse de bola, manteve-se era aplicado em campo e marcava em cima as saídas de bola do adversário. 

Entretanto, apesar da postura aplicada das equipes, o jogo não ganhou em criação efetiva de oportunidades. Tanto que até aos 30 minutos, nenhum chute a gol com perigo foi dado na meta dos goleiros. Apenas duas finalizações para cada lado. Com apenas um lance duvidoso de pênalti aos 12 minutos, em cima de Odilávio. Fora isso, apenas um chute de fora da área - para muito longe - de Danilo Pires, aos 19 minutos e uma cabeçada para fora de Elias, aos 22 minutos. E, somente aos 33 minutos, aconteceu a primeira defesa da partida, de Bruno no chute de Pipico. 

Se em quase todo o primeiro tempo o jogo não ganhou em emoção, no final, ela veio. E foi o Náutico quem ficou à frente de sair no placar. Mais solto, aos 43 minutos, Thiago teve a chance de colocar os alvirrubros em vantagem. Em confusão na defesa do Santa Cruz, a bola sobrou para o camisa 11 arrematar com força no canto direito, mas o chute foi defendido com maestria pelo goleiro Anderson, salvando a equipe coral de terminar o primeiro tempo na desvantagem.

Segundo Tempo 

Para a etapa complementar do jogo, o técnico Márcio Goiano alçou Jorge Henrique no lugar do prata da casa Odilávio. E no Santa, saiu Lucas Gonçalves para entrada de Augusto Potiguar. Diferentemente do primeiro tempo, o jogo ficou mais aberto. Com mais posse de bola, o Náutico, entretanto, pecava nos arremates. Inclusive com o jogador mais experiente do elenco, o atacante Jorge Henrique, que perdeu uma chance clara de gol, aos 13 minutos, chutando para fora. 

E não parou por aí. Um minuto depois, outro perigo à meta do Santa Cruz. Após cruzamento na área, Augusto Potiguar demorou com a bola, Robinho pressionou e o lateral quase deu de bandeija a chance pro atacante timbu se aproveitar, mas chutou para fora. Mais efetivo dentro de campo, o Náutico ganhou em força ofensiva com a entrada de Wallace Pernambucano no lugar do meia Danilo Pires. E foi com ele, aos 29 minutos, a melhor chance do Náutico, em chute de trivela, cara a cara com Anderson, mas para fora. 

Mudando o rumo da partida, Wallace Pernambucano, em cruzamento, ainda deixou Robinho sozinho para apenas ter o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes, mas o prata da casa furou o chute, aos 33 minutos. Com as chances perdidas, o Santa Cruz, nos minutos finais, se avolumou no jogo com a velocidade de Augusto, mas não saiu disso. No terceiro clássico entre alvirrubros e tricolores, mais um empate na conta.  

Ficha do jogo

Náutico 0

Bruno; Hereda, Camutanga, Sueliton e Josa; Jimenez, Luiz Henrique e Danilo Pires; Thiago, Odilávio (Jorge Henrique) e Robinho (Maylson). Técnico: Márcio Goiano

Santa Cruz 0

Anderson; Cesinha, João Victor, William e Bruno Ré; Ítalo, Diego Lorenzi e Lucas Gonçalves (Augusto Potiguar) ; Pipico, Elias Carioca (Augusto), Luiz Felipe (Guilherme Queiroz). Técnico: Leston Júnior

Local: Aflitos
Horário: 16h
Árbitro: Péricles Bassols
Assistentes: Cleberson Nascimento e Ricardo Chianca
Cartões Amarelos:  Diego Lorenzi (S), Jimenez (N), Lucas Gonçalves (S), Camutanga (N)
Público: 5.899 pagantes 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário