GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 5 de março de 2019

SOBREVIVENTES DO TORNADO

Equipes buscam sobreviventes no Alabama após tornados

De acordo com xerife, tornado causou a morte de 23 pessoas no AlabamaFoto: Handout/Justin Merritt/AFP


Ventos de até 273km/h atingiram o estado norte-americano, neste domingo (3), deixando grande rastro de destruição

Socorristas intensificaram nesta segunda-feira (4) as buscas por sobreviventes no Alabama, um dia depois que tornados atingiram aquele estado norte-americano com ventos de até 273 km/h, deixando 23 mortos, entre eles três crianças. 

"Descreveria o dano que observamos na área como catastrófico", disse o delegado do condado de Lee, Jay Jones. "É como se alguém tivesse pego uma faca gigante e raspado rente ao chão", contou. "Agora, há blocos onde havia casas, está tudo cheio de escombros, árvores foram arrancadas e as áreas de floresta estão destruídas." "Não lembro de termos passado por uma situação com tantas mortes nos últimos 50 anos", assinalou o delegado, segundo o qual o nú
O chefe forense do condado de Lee, Bill Harris, informou que há três crianças, de seis, nove e 10 anos, entre as 23 vítimas. Jay Jones alertou que o número de vítimas pode aumentar. "Há muitos desaparecidos, e outros foram internados com ferimentos muito graves." As operações de resgate foram suspensas na noite deste domingo (3), devido às condições climáticas perigosas, e retomadas nesta segunda.


Casas destruídas
A destruição deixada pelos tornados se prolonga por vários quilômetros, disse Jones. Chris Darden, do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Birmingham, Alabama, disse em entrevista coletiva durante à tarde que "o tornado que atingiu o condado de Lee foi o que causou danos mais importantes".

O órgão catalogou este tornado como um EF-4, com ventos de 273 km/h, em uma escala de 1 a 5. Antes, ele havia sido classificado como um EF-3. Segundo Darden, estão sendo avaliados os danos em outros dois condados (Macon e Barbour), atingidos por tornados avaliados anteriormente como EF-1, de até 177 km/h.

Em Lee, os ventos foram tão poderosos que removeram um painel publicitário e o lançaram a mais de 30km de distância, na fronteira com a Geórgia, segundo a imprensa. Mais de seis mil lares ficaram sem eletricidade no condado de Lee, segundo a empresa PowerOutage.US, e outros 16 mil sofreram cortes na Geórgia. "Soava como se uma corrida de automóveis estivesse se aproximando, como a Indy 500", descreveu o morador do povoado Smiths Station Sam Cook.

"Estava saindo do meu caminhão para entrar em casa, a 25 metros. Mas não conseguia correr. A força desse vento... não dava para correr", contou Cook ao canal News 3, filial local da CBS.

A busca por desaparecidos se concentra na área de Beauregard, 95km ao leste da capital, Montgomery. Muitas vias nas áreas mais atingidas estavam intransitáveis devido aos escombros, o que dificultava o trabalho de resgate nesta segunda-feira.

'Procurem abrigo agora!'Um bar na cidade de Smith Station parecia ter perdido o teto e a maioria de suas paredes, segundo imagens exibidas pela MSNBC, enquanto uma torre de telecomunicações foi completamente destruída.

O presidente norte-americano, Donald Trump, expressou condolências aos parentes das vítimas e disse que a agência de gestão de emergências Fema "recebeu instruções diretas suas para dar um tratamento especial ao estado do Alabama e às pessoas maravilhosas que ficaram tão devastadas."

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) havia emitido ontem um alerta de tornado para áreas que incluíam o condado de Lee. A advertência para o primeiro tornado foi emitida às 14h58, segundo a NWS. A do segundo tornado ocorreu menos de uma hora depois, às 15h38.




Nenhum comentário:

Postar um comentário