GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 18 de abril de 2019

PAIXÃO DE CRISTO

Espetáculos da Paixão de Cristo se espalham por Pernambuco

"Auto da Via Dolorosa" realiza apresentação em FlorestaFoto: Lupércio Kalabar/Divulgação


Tradição da Semana Santa leva espetáculos profissionais e amadores para diversas cidades de Pernambuco. Confira o roteiro de encenações

Os espetáculos de rua sobre a trajetória de Jesus são uma tradição em Pernambuco. Durante a Semana Santa, as encenações da Paixão de Cristo se espalham por diversas cidades para recontar uma história milenar e fundamental para o cristianismo. Algumas produções têm grandes estruturas e atores profissionais, enquanto outras são montagens de caráter amador e com menos recursos. O que há em comum em todas elas é a emoção que causam em milhares de espectadores todos os anos. 

Uma das mais populares montagens deste período agora recebe o nome de "Paixão de Cristo de José Pimentel", em homenagem ao seu idealizador, que faleceu no ano passado. A peça também mudou de endereço e segue para a Praça do Carmo, em Olinda, desta quinta-feira (18) até o domingo, sempre às 20h, com Hemerson Moura no papel principal e José Francisco Filho na direção. No bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, a encenação será após a Páscoa, nos dias 26 e 27 de abril, às 19h, no Espaço Ilumiara Zumbi. O elenco é formado por estudantes de escolas públicas e moradores da própria localidade. 

"Paixão de Cristo: Jesus, a Luz do Mundo" é a montagem que passa a ocupar o Marco Zero, no Bairro do Recife, com sessões desta sexta-feira (19) a domingo, às 18h. O elenco conta com nomes como Bruno Garcia (Jesus), Carlos Lira (Pilatos) e Germano Haiut (Demônio do Deserto). O texto e a direção são assinados por Carlos Carvalho. Já na Zona Norte do Recife, a "Paixão de Cristo de Casa Amarela" espera receber mais de 30 mil pessoas, de quinta-feira até sábado, no Sítio da Trindade. Em sua 17ª edição, a apresentação é dedicada ao bispo D. Helder Câmara, que está em processo de beatificação e canonização junto ao Vaticano.

Em Caruaru, a "Paixão de Cristo" reúne 110 crianças, adolescentes e idosos atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. A apresentação será realizada apenas nesta quarta-feira (17), às 19h, no Monte Bom Jesus. Seguindo o formato de opereta sacro-erudita, o "Auto da Via Dolorosa" viaja para a cidade de Floresta, com sessão na sexta, às 19h, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Completando sua quinta edição, a "Paixão dos Guararapes" aporta no Pátio das Bandeiras, no Monte dos Guararapes, em Jaboatão, de quinta a sábado, às 19h. Já em Ipojuca, uma encenação só com alunos da Escola Municipal Dubeux Dourado será realizada nesta quarta, às 18h, no pátio do Convento de São Miguel. 

Por meio do edital Pernambuco de Todas as Paixões, o Governo de Pernambuco apoia 13 espetáculos diferentes: "A Paixão da Ponte"(no Cabo de Santo Agostinho, quinta e sexta), "Paixão de Cristo de Limoeiro" (de quarta a sábado), "Paixão do Cristo do Moreno, pelos olhos das Marias" (de sexta a domingo), "Paixão de Cristo do São Francisco" (em Santa Maria da Boa Vista, sexta e domingo), "Paixão de Cristo do Paulista" (sexta e sábado), "Paixão de Cristo de Camaragibe - A Paixão dos Camarás" (de sexta a domingo), "Paixão de Cristo - O musical" (Lagoa de Itaenga, de quinta a sábado), "A Força da Paixão" (Praia de Gaibú, sexta e sábado), "A Crucificação"(Petrolina, quarta e sexta), "Paixão de Cristo de Ipojuca" (sexta e sábado), "Paixão de Cristo de Bom Jardim" (de quinta a sábado), "Via Sacra do Bom Jesus" (Serra Talhada, quinta e sexta) e "Jesus de Nazaré, uma história de amor", que passa pelos municípios de Petrolina, Santa Filomena e Santa Cruz, de quarta a domingo.

A mais famosa das "paixões" pernambucanas, a "Paixão de Cristo de Nova Jerusalém" segue em cartaz em Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, com sessões às 18h, até o sábado. Juliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João) despontam entre as estrelas do elenco. As entradas custam de R$ 100 a R$ 120. Informações: (81) 98217-0069.



Nenhum comentário:

Postar um comentário