GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 20 de abril de 2019

PERNAMBUCANO 2019

Hora da decisão: Em jogo histórico, Sport e Náutico se enfrentam por título de 2019

Alvirrubros e rubro-negros prometem um jogo de fortes emoções valendo o título de 2019 (Foto: Peu Ricardo/DP )


Ao Leão basta um empate na Ilha para levantar seu 42º estadual, enquanto Timbu precisa de triunfo por dois gols para quebra tabu de 51 anos


Independentemente do resultado e de quem seja o campeão estadual, a partida deste domingo, a partir das 16h, entre Sport e Náutico, já é histórica. Será posto em jogo um tabu entre as equipes que já dura 51 anos. Desde 1968, quando o Timbu conquistou o hexacampeonato em cima do Leão, o Alvirrubro jamais ganhou uma final contra o rival. Desde então, foram nove confrontos, todos vencidos pelo Rubro-negro. Este ano, o Náutico tem a chance de quebrar a escrita e fazer história. O Sport tenta manter a hegemonia.

As duas equipes já se enfrentaram duas vezes neste ano, com duas vitórias do Leão, por 3 a 1, na Ilha do Retiro e 1 a 0, pelo primeiro jogo da final, no estádio dos Aflitos. Dessa forma, o Náutico precisará vencer o rival por dois gols de diferença para triunfar de maneira direta, algo que não faz desde o Estadual de 2004, quando derrotou o Sport por 3 a 1, como visitante. Neste ano, o Sport foi derrotado apenas uma vez em seus domínios. Foi na estreia da temporada contra o Flamengo de Arcoverde, por 3 a 2, ainda sob o comando de Milton Cruz. 

O clima de confiança instalado entre os leoninos fez com que os ingressos para a torcida mandante fossem esgotados ainda no início da tarde da última quarta-feira. Segundo o vice-presidente de marketing do Sport, Diogo Noronha, foram disponibilizados 27 mil bilhetes, sendo 24.300 para torcedores do Leão e 2.700 para a torcida visitante. A expectativa é que o recorde de público na temporada em Pernambuco seja batido na finalíssima do Estadual.
 
Quanto ao time, a tendência é que o técnico Guto Ferreira repita o time base que vem sendo titular desde sua chegada. Em caso de vitória, o treinador chegará ao sétimo jogo e sétima vitória, sendo campeão estadual com 100% de aproveitamento. Ao longo da semana, alguns atletas foram poupados dos treinamentos, como os atacantes Ezequiel e Luan, mas não devem preocupar para a partida decisiva. 

Náutico

Após a derrota, o técnico Márcio Goiano demonstrou insatisfação com o desempenho da equipe. Precisando reverter o resultado, para espantar um fantasma de 51 anos e conquistar seu primeiro título como treinador profissional, o comandante indicou que fará modificações na escalação da equipe que iniciou o jogo contra o Sport, no último domingo. O atacante Odilávio, que saiu se queixando de dores ao sair da partida, ainda no intervalo, não treinou e deve ser substituído pelo artilheiro do Timbu em 2019, Wallace Pernambucano. 

Após três semanas fora, o zagueiro Sueliton pode voltar a figurar entre os titulares alvirrubros na vaga de Camutanga. O defensor estava afastado desde o jogo contra o Vitória, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste e voltou a treinar ao longo da semana.
  
Outros nome que pode voltar a ser escalado entre os titulares é o meio-campista Danilo Pires, que deve ser titular na vaga de Luiz Henrique. Precisando dar maior ofensividade a equipe para buscar o resultado, o camisa 8 pode perder a vaga na equipe. Ele é o único jogador que participou de todos os 23 jogos do Timbu em 2019.

Retrospecto em finais

Sport (11 títulos)
1955, 1961, 1975, 1977, 1981, 1988, 1991, 1992, 1994, 2010, 2014

Náutico (6 títulos)
1951, 1954, 1963, 1965, 1966, 1968 

Ficha do jogo 

Sport 
Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander; Ronaldo, Charles e Guilherme; Luan, Ezequiel e Hernane. Técnico: Guto Ferreira. 

Náutico
Bruno; Hereda, Diego Silva, Camutanga (Sueliton) e Assis; Josa, Danilo Pires (Luiz Henrique) e Jorge Henrique; Thiago, Robinho e Wallace Pernambucano. Técnico: Márcio Goiano.   

Local: Ilha do Retiro. 
Horário: 16h.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG). 
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Alessandro Alvaro Rocha De Matos (Fifa-BA). 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário