GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 19 de abril de 2019

SEMANA SANTA

Missa do Lava-pés reúne fiéis na comunidade do Pilar

Arcebispo lavou o pé de 12 fiéisFoto: Paullo Almeida/ Folha de Pernambuco


A celebração, que relembra a última ceia de Jesus com os apóstolos, começou às 16h e encheu a igreja de fiéis

A véspera da Semana Santa foi marcada por eventos religiosos. Na manhã da quinta-feira (18), houve em Olinda a Missa da Crisma, na Catedral da Sé. Cerca de 300 padres e diáconos participaram do evento, que também realiza a renovação dos votos de compromisso com Deus e com a Igreja. 

Já durante a tarde, houve a Missa do Lava-pés, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo. As duas missas foram realizadas pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A missa do lava-pés teve início às 16h, e uma cartilha com cânticos e orações foi distribuída aos fiéis na entrada da igreja para que acompanhassem a missa. A tradicional lavagem dos pés contou com a participação de 12 moradores da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A dona de casa Maria dos Prazeres,62, ficou bastante emocionada. “Tive muitas experiências na minha vida, mas essa para mim foi a maior de todas, a maior maravilha do mundo, me sinto honrada”, contou Maria. Entre os 12 fiéis haviam quatro venezuelanos que estão morando no Recife há quatro meses.


O arcebispo Dom Fernando Saburido contou que se sente gratificado a cada ano pela realização da missa. “É sempre gratificante participar da missa do lava-pés. É muito importante trazer a missa para áreas carentes para que as autoridades voltem os olhos e realize mudanças, enxergue a população, se conscientizem”, explicou.


A missa contou com a lavagem dos pés, distribuição de hóstias, procissão pela comunidade e por fim com a distribuição de peixes para mais de 300 famílias. O cadastro foi realizado previamente presencialmente por voluntários que fazem parte do projeto da Igreja Madre de Deus.

O pintor de 58 anos, José Alencar, chegou no início da missa e foi o primeiro a receber a doação dos peixes . “É bom demais, eu ganho pouco, não tenho condições, pegar esses 3 peixes vai garantir para minha família um bom almoço na semana santa. Estou muito feliz”, contou o pintor.

Um carro de som ampliou o alcance da missa para que os moradores da comunidade acompanhassem com maior qualidade a celebração. 

Na sexta-feira (19) ocorre a celebração da paixão e morte de Jesus Cristo, com a Procissão do Senhor Morto, às 16h, saindo da Arquidiocese de Olinda e Recife e seguindo pelo Sítio Histórico de Olinda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário