GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 20 de abril de 2019

SEMANA SANTA

Procissão do Senhor Morto leva fé ao Sítio Histórico

Procissão do Senhor Morto, no Sítio Histórico de OlindaFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Tradicional rito da Igreja Católica teve a condução do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Após a cerimônia da Liturgia da Paixão, em referência à paixão e morte de Jesus, com início às 15h, nesta sexta (19), na Catedral da Sé, em Olinda, o arcebispo do Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, conduziu os fiéis em caminhada pelas principais vias do Sítio Histórico. Denominada procissão do Senhor Morto, esse rito tradicional da Igreja Católica relembra o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz para sepultá-lo.

De acordo com Saburido, a caminhada é uma forma de levar à comunidade os preceitos seguidos pelos cristãos. "A paixão de Cristo não para no momento histórico da ressurreição, ela continua atualmente para aqueles que têm sede de Deus. E é isto que faremos nessa caminhada de devoção em Cristo", comentou o arcebispo do Recife e Olinda.

Com os pés descalços para simbolizar o seu sacrifício em nome da fé em Cristo, a enfermeira Ivanise Neves, de 60 anos, afirma que a cada ano faz questão de participar da procissão. "Como cristã, é o mínimo que posso fazer para renovar a minha fé e aproveitar para pedir ao nosso Senhor pela humanidade."

A programação da Semana Santa continua neste sábado (20), sendo que mais tarde devido ao rito de silêncio e oração, quando não há celebrações litúrgicas durante o dia. Sendo assim, a liturgia é retomada às 20h, quando o dom Saburido preside a Vigília Pascoal, uma extensa celebração dividida em Liturgia da Luz, da Palavra, Batismal e Eucarística. Já no domingo (21), também na Catedral da Sé, o arcebispo do Recife e Olinda, celebra às 9h, a Missa de Páscoa, com hinos e trechos bíblicos sobre a Ressurreição do Senhor.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário