GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 10 de maio de 2019

COPA DO NORDESTE

Com time remendado, Santa Cruz luta, mas perde para Fortaleza e dá adeus a Copa do NE

Técnico Rogério Ceni montou esquema ofensivo contra o Santa e vai em busca do terceiro título pelo Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)


Time coral teve boas postura no primeiro tempo, mas acabou recuando na etapa final e saiu da Arena Castelão com uma derrota por 1 a 0


O Santa Cruz até tentou, mas com um time cheio de desfalques e todo remendado, não conseguiu ser páreo para o Fortaleza, na Arena Castelão. Com uma derrota por 1 a 0, no jogo único da semifinal, o tricolor pernambucano acabou eliminado da Copa do Nordeste e deu adeus ao sonho do bicampeonato (foi campeão em 2016). 

Agora, resta aos corais a última missão da temporada. A mais importante. Conseguir o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma empate e uma derrota até agora na Série C, o Santa volta a campo na próxima segunda-feira, para enfrentar o Botafogo-PB, em João Pessoa. Curiosamente, a equipe paraibana é a outra finalista da Copa do Nordeste, ao derrotar o Náutico por 2 a 1, na outra semifinal.

O jogo

Com muitos desfalques, o técnico Leston Júnior precisou usar a criatividade para escalar o time do Santa Cruz, utilizando o lateral esquerdo Carlos Renato na ponta ofensiva na vaga de Augusto, suspenso. No meio de campo, o treinador coral reforçou a marcação com Charles e a volta de Diego Lorenzi. E as alternativas deram certo no primeiro tempo.

Com uma boa postura em campo, com os jogadores marcando suas posições e buscando sair rápido ao ataque, explorando os lados de campo, o tricolor pernambucano não se intimidou diante do Fortaleza no Castelão. Assim, os donos da casa, mesmo com uma formação ofensiva escalada pelo técnico Rogério Ceni, com quatro atacantes, tiveram muita dificuldade para chegar à meta do goleiro Anderson.

Tanto que o primeiro lance de perigo dos cearense veio apenas aos 29 minutos do segundo tempo, em uma finalização de fora da área do atacante Júnior Santos, por cima. Antes disso, o Santa já havia criado pelo menos duas boas oportunidades, com Pipico, chegando atrasado em um cruzamento, e Allan Dias, livre na área, chutando cruzado para fora.

O camisa dez, por sinal, era um dos poucos jogadores corais a ficar devendo no primeiro tempo. Por outro lado, o atacante Guilherme Queiroz, atuando mais recuado, foi mais um a aparecer bem, dando boa dinâmica ofensiva, e obrigando Marcelo Boeck a fazer boa defesa, aos 30 minutos. A impressão era de que, se conseguisse manter a postura para a etapa final, o Santa poderia sonhar com a classificação na etapa final.

Segundo tempo

Satisfeito com a atuação do Santa, o técnico Leston Júnior não fez mudanças na sua equipe. O mesmo fez Rogério Ceni no Fortaleza. Os donos da casa, que já haviam terminado o primeiro tempo com mais posse de bola, dessa vez conseguiram impor uma pressão nos minutos iniciais. 

Mesmo assim, o time de Leston Júnior procurou manter a postura tática em campo, bem fechado na defesa e saindo em velocidade. Com isso passou a contar com os contra-ataques. Em um deles, aos 15 minutos, Allan Dias chutou de fora da área para ótima defesa de Boeck. Na cobrança de escanteio, Pipico cabeceou com perigo. 

Aos 21, Leston sacou Guilherme Queiroz (que caiu de produção) para a entrada do prata da casa Warley, lateral direito que tinha apenas 34 minutos jogados no ano. Um resumo das poucas opções do treinador coral no banco de reservas. Na sequência, o volante Ítalo Henrique substituiu Allan Dias. A ordem era clara. Reforçar ainda mais o sistema defensivo. Errou Leston Júnior.

Recuado, o Santa Cruz acabou virando presa fácil para o Fortaleza. Aos 32 minutos, após receber de Marcinho, Romarinho driblou Bruno Ré dentro da área e tirou do alcance de Anderson, abrindo o placar no Castelão. 

Logo após o gol, Leston fez sua última mudança, sacando Carlos Renato para a entrada de Jeremias. Na sequência, por muito pouco o Santa não consegue o empate, quando Warley cruzou e Romarinho quase não marca, dessa vez contra. No rebote, Jeremias tocou fraco na bola, para defesa de Boeck.

Aos 40, Charles recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, acabando de vez com qualquer esperança coral. Fortaleza na final. Resta ao Santa, a Série C.

Ficha do jogo

Fortaleza 1
Marcelo Boeck; Tinga, Nathan, Roger e Bruno Melo; Paulo Roberto, Dodô (Araruna); Edinho e Júnior Santos (Romarinho), Wellington Paulista e Osvaldo (Marcinho). Técnico: Rogério Ceni

Santa Cruz 0
Anderson; Cesinha, João Victor, William Alves e Bruno Ré; Charles, Diego Lorenzi e Allan Dias (Ítalo Henrique); Guilherme Queiroz (Warley), Pipico e Carlos Renato (Jeremias). Técnico: Leston Júnior.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes:  Elicarlos Franco de Oliveira e Edevan de Oliveira Pereira (ambos da BA)
Gols: Romarinho, aos 32 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Diego Lorenzi, Charles, Ítalo Henrique, Carlos Renato (SC), Nathan, Júnior Santos (F) 
Expulsão: Charles (SC)
Publico: 30.495
Renda: R$ 270.928 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário