GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 10 de maio de 2019

COPA DO NORDESTE

Com desfalques, Náutico luta, mas sofre gol no fim e é eliminado na semifinal do Nordestão

Timbu sofreu o segundo gol aos 44 minutos do segundo tempo. (Foto: Léo Lemos/ CNC)


Jogando em João Pessoa, Timbu perdeu para o Botafogo-PB por 2 a 1, e cai pela terceira vez na história na semifinal da Copa do Nordeste


Faltou inspiração, mas sobrou luta para o Náutico. Ainda assim, esta não foi suficiente para o Timbu alcançar à inédita final da Copa do Nordeste. Mesmo após buscar o empate com Tarcísio Martins e tendo o goleiro Bruno defendendo pênalti na etapa complementar, o Alvirrubro sofreu o segundo gol aos 44 minutos do segundo tempo e perdeu para o Botafogo-PB por 2 a 1 nesta quinta-feira no estádio Almeidão.

Com vários desfalques, o Timbu atuou com Wagninho e Lucas Paraíba - ambos discretos - no meio de campo e teve o lateral esquerdo Assis nitidamente no sacrifício. E, apesar da defesa de pênalti, contou com um Bruno inseguro, inclusive com desempenho questionáveis nos gols do Belo - no primeiro, dividiu mal com Nando; no segundo, estava levemente adiantado. Ainda, viu Wallace Pernambucano furar uma chance na pequena área. Não era a noite do Náutico.  
 
Agora, a equipe comandada por Márcio Goiano vira a chave novamente para o Campeonato Brasileiro da Série C, onde voltará à campo neste domingo, contra o Ferroviário, às 18h, no estádio dos Aflitos, pela terceira rodada da competição.

O JOGO

O jogo começou intenso, com o Botafogo-PB partindo para cima. O Náutico - com cinco desfalques -, por sua vez, adotou uma postura mais cautelosa, iniciando a marcação no próprio campo, atuando de forma compacta. Para passar pelo bloqueio Alvirrubro, o Belo apostou em ligações diretas. E assim surgiu o primeiro grande susto para a meta Timbu. 

Após Nando receber lançamento, Bruno se precipitou na saída do gol e o centroavante cruzou rasteiro para Juninho que, sem goleiro, finalizou em cima de Camutanga. Aos oito, novamente uma chegada do Alvinegro por meio da bola longa. Dessa vez, o lateral Israel recebeu nas costas de Assis e cruzou, mas a defesa do Náutico afastou de novo com Camutanga. 

O Belo seguiu pressionando e aos 11 minutos quase abriu o placar. Em cobrança de falta na entrada da área, Marcos Aurélio caprichou e acertou o travessão. O Náutico, contudo, equilibrou rapidamente as ações. Aos 14, em jogada de Lucas Paraíba para Odilávio, o atacante entrou na área e, de frente para o goleiro, tocou para Wallace Pernambucano que, livre na pequena área, furou de forma incrível. 

O Timbu não demorou para assustar mais uma vez. Três minutos depois, Luiz Henrique cruzou para Wallace que se antecipou ao zagueiro e cabeceou com precisão, exigindo grande defesa de Saulo. Após essa alternância de chegadas, as equipes diminuíram o ímpeto, deixando a partida mais truncada na faixa central. 

Com uma atuação discreta de Wagninho e Lucas Paraíba, o Timbu pouco conseguiu reter a bola. Com mais posse, o Botafogo-PB voltou a atacar apenas no fim do primeiro, em jogadas pelas laterais. Na melhor delas, Nando imitou Wallace Pernambucano e furou o chute na pequena área, com a barra aberta. Apesar da igualdade no placar, o Timbu desceu para os vestiários tendo sido levemente inferior.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou sem substituições e de forma similar ao primeiro, com o Botafogo tentando pressionar desde o início. Mas foi justamente após uma chegada do Náutico que o Belo levou perigo. Aos cinco minutos, em contra-ataque após escanteio para o Timbu, o Alvinegro finalizou de fora da área, exigindo defesa de Bruno. E o goleiro não demoraria a aparecer novamente. Quatro minutos depois, o goleiro abafou bom chute de Nando.

E, de tanto martelar, o Belo chegaria ao gol. Aos 12 minutos, Nando recebeu lançamento nas costas da defesa e entrou cara a cara com Bruno, que fez a defesa parcial. No rebote, o centroavante dividiu com Assis e chutou para o fundo das redes.
Atrás do placar, o técnico Márcio Goiano colocou o time para frente. O atacante Tarcísio Martins entrou na vaga do meia Lucas Paraíba - que teve atuação apagada. E a alteração rapidamente deu resultado. Aos 16 minutos, o atacante recebeu passe de Wallace na grande área e, sem ângulo, contou com a colaboração do goleiro Saulo para igualar a partida. 

Após o empate, contudo, o Náutico seguiu com uma postura ofensiva, dando campo para o Botafogo-PB contra-atacar. Com espaço, o Belo fez duas trocas ofensivas. Dico entrou no lugar de Marcos Vinicius e Emercino na vaga de Marcos Aurélio. E as mudanças também deram resultado. Em disputa de bola na grande área, Rafael Ribeiro cometeu pênalti em Emercino aos 20 minutos. Mas o goleiro Bruno brilhou.

Na 19ª penalidade contra a sua meta, o goleiro, enfim, fez a sua primeira defesa, em chute forte de Fábio Alves. Com o crescimento do Belo no jogo ‘lá e cá’, Márcio rapidamente colocou Rafael Oliveira - mais forte para reter a bola - na vaga de Odilávio - que costuma ter mais movimentação -, apagado no segundo tempo.
 
A troca, entretanto, não surtiu efeito. O Náutico seguiu inferior, sofrendo pressão, principalmente em cruzamentos, exigindo intervenções de Bruno - que, inseguro, oscilou nas saídas da meta. E novamente de tanto martelar, o Belo conseguiu a virada em jogada de bola aérea. Em cobrança de falta aos 44 minutos, o lançamento de Clayton encontrou a cabeça de Juninho, que testou com precisão cobrindo o arqueiro Timbu, levemente adiantado. Nos acréscimos, o Timbu ainda tentou empatar em cabeçada de Camutanga, mas a bola foi para fora. 

FICHA DO JOGO
 
Botafogo-PB
Saulo, Israel, Donato, Lula e Fábio Alves; Rogério, Marcos Vinícius (Dico), Clayton, Marcos Aurélio (Emercino) e Juninho; Nando (Paulo Renê). Técnico: Evaristo Piza.

Náutico
Bruno; Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga e Assis (André Krobel); Jiménez, Luiz Henrique, Wagninho e Lucas Paraíba (Tarcísio Martins); Odilávio (Rafael Oliveira) e Wallace Pernambucano. Técnico: Márcio Goiano.

Gols: Nando e Juninho (B); Tarcísio Martins (N)
Cartões amarelos: Fábio Alves, Rogério, Marcos Aurélio, Nando e Emercino (B); Jiménez, Bruno e Luiz Henrique (N)
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Vinícius Melo de Lima (ambos do RN) 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário