GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de maio de 2019

COPA DO NORDESTE

Sonhando com o bi, Santa Cruz batalha contra o Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste

Santa Cruz quer o bicampeonato regional. (Foto: Jota Santana/ SCFC)


Equipes se enfrentam em duelo único no Castelão; o Tricolor do Arruda busca o bicampeonato regional, enquanto o Leão do Pici visa o título inédito


Uma partida de futebol pode ter, sim, favorito. E hoje, no Castelão, o favorito é o Fortaleza. Por estar na Série A e, consequentemente, ter um orçamento bem maior e por estar jogando um futebol melhor. Mas nem só de favoritismo vive o esporte mais popular do mundo. Em duelos decisivos, principalmente em um grande clássico, entram em campo o peso da camisa e a força da tradição. Fatores que costumam equilibrar a disputa. E essa é a esperança do Tricolor pernambucano. Único dos semifinalistas que pode ser bicampeão da Copa do Nordeste, o Santa Cruz tem, a partir das 21h30, a chance de chegar à final do torneio regional pela segunda vez. Basta uma vitória simples. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. Que ninguém pense que vai ser fácil. Que ninguém duvide do Santa Cruz.

Caso consiga superar o Leão do Pici, aliás, o Santa Cruz chegaria pela segunda vez na final da Copa do Nordeste - a outra foi em 2016, quando acabou com o título. Além de todo o prestígio histórico, a Cobra Coral tem algo mais em jogo. Trata-se da questão financeira. Passando pelo Fortaleza, o Santa Cruz levaria R$ 500 mil como cota de premiação - podendo abocanhar mais R$ 500 mil em caso de título -, além de 60% da renda do público da partida (previsto no regulamento do torneio por se tratar de um mata-mata em apenas uma partida). Pesa a favor do Santa Cruz o fato de ser um time ‘cascudo’. Este será o sétimo mata-mata da equipe na temporada - tendo conquistado a classificação em quatro deles.

O Tricolor do Arruda, pode, ainda, espantar um possível princípio de crise. Isso porque o clube largou mal na Série C, com um empate por 2 a 2 em casa diante do Treze-PB e uma derrota por 3 a 0 na segunda rodada para o Ferroviário, figurando na zona de rebaixamento da competição e tendo como próximo adversário na competição nacional o Botafogo-PB - também semifinalista do torneio regional - em João Pessoa. Antes desse mau início, aliás, a Cobra Coral havia sido eliminada da Copa do Brasil.

Para o duelo, o técnico Leston Júnior tem algumas dúvidas para armar o time. Ele não poderá contar com o lateral direito Marcos Martins, suspenso. O jogador é o líder de assistências do time na temporada, com sete passes para gol em 20 jogos - em seu lugar,  as possibilidades na escalação são Cesinha e o prata da casa Warley. Quem não atuará pelo mesmo motivo é o atacante Augusto. Na vaga do avançado, as opções são Carlos Renato atuando mais adiantado ou o jovem Elias Carioca, já que Dudu segue lesionado e Jô sequer foi relacionado. Por lesão, Patrick Vieira também será desfalque, devendo Allan Dias retornar à equipe após três partidas no banco de reservas.

Como chega o Forteleza
O Leão do Pici, que jamais conquistou a competição, vem confiante. Campeão Estadual, a equipe comandada por Rogério Ceni passou pelo Vitória nas quartas de final com uma goleada por 4 a 0. Além disso, na primeira fase, esteve no mesmo grupo que o Santa Cruz e registrou a melhor campanha. Envolvido nas rodadas iniciais da Série A - em três partidas venceu o único jogo em casa e perdeu os dois como visitante -, contudo, o treinador tem feito mistério quanto ao time que mandará à campo nesta quinta-feira. Ele não tem problemas de suspensão ou lesão, mas não poderá contar com os recém-contratados Kieza, Juninho e André Luís, que não foram inscritos a tempo. Pesa para o Fortaleza alguns retrospectos: no ano, em 12 partidas como mandante, venceu oito e empatou quatro. Além disso, enfrentando a Cobra Coral na competição desde 1994, o Leão do Pici jamais perdeu uma partida independente de onde seja o local.
 
FICHA TÉCNICA
Fortaleza
Boeck; Tinga, Roger Carvalho (Nathan), Quintero, Carlinhos; Araruna, Felipe, Edinho, Oswaldo; Júnior Santos e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

Santa Cruz
Anderson; Cesinha, João Victor, William Alves, Carlos Renato (Bruno Ré); Charles, Ítalo Henrique, Allan Dias; Carlos Renato (Elias), Pipico e Guilherme Queiroz. Técnico: Leston Júnior
Local: Castelão
Data: 09/05
Horário: 21h30
Árbitro: Marielson Alves Silva-BA
Assistentes:  Elicarlos Franco de Oliveira-BA (1) e Edevan de Oliveira Pereira-BA (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário