GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 21 de maio de 2019

PRÉDIO HISTÓRICO ABANDONADO

Comprado pelo estado, antigo prédio do Diario não tem rumo definido
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP.


O prédio histórico onde funcionou o Diario de Pernambuco, na Praça da Independência, área central do Recife, tem um futuro incerto. Comprado pelo governo do estado, o imóvel está com aprência de abandono. Pichada, mal conversada e rodeada de lixo, a edificação encontra-se em um "limbo" administrativo. Enquanto a Secretaria de Administração de Pernambuco informa que ela pertence atualmente ao Porto Digital, a gestão do parque tecnológico informa que a cessão não foi concluída. Diante do impasse, ainda não se sabe o que será feito com o prédio. 

O antigo prédio do Diario de Pernambuco – local onde funcionou a redação do jornal até 2004 – foi adquirido pelo governo há 15 anos e inicialmente seria cedido ao Arquivo Público. Em 2014, porém, um projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para formalizar a cessão do imóvel e de outro, localizado no número 32 da Rua Marquês do Recife ao Porto Digital. O parque tecnológico chegou a lançar, em 2016, um concurso para escolher um projeto de requalificação do imóvel.

Voltada para empresas de arquitetura e engenharia, a seleção tinha como objetivo recolher propostas de requalificação para a área que compreende o conjunto arquitetônico, composto pelo prédio histórico do jornal, além de três edificações anexas. O projeto escolhido, após duas fases da competição, assinaria um contrato de R$ 400 mil para a execução da proposta. Procurado pelo Diario nesta semana, porém, o Porto Digital, informou que "o prédio ainda não foi passado formalmente para o Porto Digital. Por enquanto, está com o governo. Sendo assim, não temos mais nada a falar sobre o prédio".

Já a Secretaria de Administração de Pernambuco, que responde pelos imóveis de propriedade do estado, respondeu que "a autorização de cessão do antigo prédio do Diário de Pernambuco, localizado na Praça da Independência, pertence atualmente ao Porto Digital". Sem uma definição clara sobre a gestão e futuro do prédio, a população lamenta a situação do imóvei histórico. "É uma pena. Acho tão bonito. Na adolescência, eu ia sempre com a minha mãe ao prédio do Diario para publicar anúncios. Era um edifício imponente e muito bonito", afirma a pedagoga Maria Paula Santos, 45.


Na época do anúncio da cessão do governo para o Porto Digital, a gestão do parque tecnológico chegou a criticar a situação de abandono da Praça da Independência, onde o antigo prédio do Diario está localizado. O aspecto de falta de cuidados continua no espaço público. A fonte d'água da praça estava, quando a equipe do Diario visitou o local, desligada e cheia de lixo. O monumento "O Mascate", do artista plástico Corbiniano Lins, estava quebrado e pichado. 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário