GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 12 de maio de 2019

PROJETO "MAIS VIDA NOS MORROS"

Invasão das cores revitaliza bairro de Vasco da Gama

Projeto "Mais Vida nos Morros" revitaliza por meio de pintura, as casas, praça, quadra poliesportiva e calçamentos no Vasco da GamaFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Projeto 'Mais Vida no Morros' entregou espaços de convivência ornamentados com grafite para moradores da Zona Norte do Recife

As ruas antes apagadas e ocupadas por restos de obras do bairro de Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, deram lugar a tons coloridos e espaços de convivência qualificados. Após um processo de intervenção urbana, é possível sentir o frescor da novidade. Contemplado pela nona edição do projeto Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife (PCR), a região de Jardim Vasco da Gama agora faz jus ao nome pelo qual ficou conhecida.
Em residências como a da dona de casa Elisabeth Carvalho, 41 anos, há pinturas quase infantis que divertem o olhar dos visitantes e que, sobretudo, trouxeram dignidade aos seus moradores. “Era tudo muito sujo e feio. Por ser um lugar humilde, os cuidados quase não existiam. As pessoas jogavam lixo em qualquer lugar. As esquinas, por exemplo, eram cheias de rejeito de material de construção e galhos de árvores”, relembra a moradora.
Há sete meses, a gestão municipal deu início às visitas ao morro. “Houve manutenção do canal e das canaletas, limpeza do mato, plantação de árvores e requalificação das calçadas que, em diversos lugares, se tornaram pracinhas. A gente criou laços com o pessoal [da PCR] que todos os dias estava aqui”, conta Elisabeth.
A quadra de esportes da pracinha entre as ruas Catiguá e Cassatuba vinha se deteriorando e não contava com manutenção. A estrutura enferrujada e os buracos do campo de futsal foram resolvidos. “O lugar estava quase isolado e era utilizado com pouca frequência. Não podia trazer minhas filhas pra cá porque era esquisito”, aponta Daniele Brito, 34. Ela levava as filhas Stephanny, 7, e Victória, 3, nos balanços do parquinho infantil, que ganhou novos equipamentos e foi contornado por uma cerca para a segurança dos pequenos.
O grafiteiro Raoni Assis acompanhou o surgimento do projeto. Com uma consultoria livre, deu ideias e apontou um custo médio. O retorno financeiro era pequeno, mas ele considerou a importância social do trabalho. “A comunidade se envolve nas decisões do que vou desenhar, curte e quebra um pouco o estereótipo do que é o grafite. Há pessoas que ainda veem como crime e isso dá uma afrouxada”, explica o artista.
Desde 2016, o Mais Vida nos Morros promove a requalificação das periferias da Capital pernambucana e já contemplou 12 comunidades. Nesta edição, 350 famílias foram beneficiadas. A iniciativa conta com a parceria público-privada das tintas Coral, que doou 6,5 mil litros de tinta para a execução no Vasco da Gama. “Essa intervenção é uma das maiores que a gente já participou. Podemos ver a transformação que acontece no bairro”, declarou o prefeito Geraldo Julio.
De acordo com o prefeito, seis outras comunidades devem ser contempladas até o fim do ano. A escolha “depende do engajamento da comunidade”. Na semana passada, o projeto foi reconhecido como referência nacional de política pública inovadora pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário