GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 22 de junho de 2019

FESTEJOS DE SÃO JOÃO

Confira roteiro das principais festas de São João em Pernambuco

São João de CaruaruFoto: Jorge Farias/divulgação


O regionalismo continua sendo um dos pilares da festa, mas outros ritmos prometem colocar todos para dançar

O regionalismo e as tradições da cultura popular local continuam sendo os pilares do São João de Pernambuco, mas outros ritmos, como pop, eletrônico e sertanejo, também vão colocar todos para dançar. Se você ainda não se programou, veja o roteiro preparado pela Folha de Pernambuco dos festejos juninos nas principais cidades do Estado.

Recife


O São João do Recife vai ter atividade todo dia para quem quiser celebrar as tradições juninas na capital. No Sítio Trindade, coração dos festejos, o passeio na roça já começou. No parque, que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações dos festejos, como o homenageado da festa, Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Petrúcio Amorim e Cristina Amaral, entre outros.

O arrasta-pezinho que estreou no ano passado, com enorme sucesso, dedicando programação vespertina ao público infantil, domingo (23) e segunda (24), a partir das 15h. No sábado (22), fé e festa se misturam na 13ª Procissão dos Santos Juninos. Do Morro da Conceição em direção ao Sítio Trindade, o tradicional cortejo celebrará os santos católicos considerados padroeiros do Ciclo Junino, desde os afamados São José, Santo Antônio, São João e São Pedro, até os nem sempre lembrados Santa Isabel, São Paulo e Santana. 


A liturgia começa a partir das 16h, com a concentração das bandeiras diante do Santuário do Morro da Conceição. A partir das 18h, o cortejo desce o morro, acompanhado pelos bacamarteiros. Ainda no sábado, a partir das 20h, acontecem as últimas apresentações da fase eliminatória do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, no Sítio Trindade. 

O Pátio de São Pedro também se rende ao forró com programação domingo (23) e segunda (24). Vai ter festa ainda nos 13 arraiais de bairro, montados no Bongi, Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Alto Santa Terezinha, Imbiribeira, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela. Outros 17 arraiais tradicionais farão a festa com apoio da Prefeitura do Recife. Cada um desses arraiais terá dois ou três dias de programação. 


Confira a programação completa.

Caruaru


A cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, preparou uma verdadeira explosão cultural para comemorar o Dia de São João, santo que deu nome à festa popular mais expressiva do Interior do Nordeste. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, maior palco do evento, Zé Neto e Cristiano e Geraldinho Lins animam a noite do sábado (22). No domingo (23), Matheus e Kauan é uma das atrações que promete entregar o melhor do mix forró tradicional + sertanejo universitário. Já na segunda (24), Irah Caldeira abre a noite e o cantor Gustavo Mioto encerra.

Como nem só de grandes shows o São João é feito, até a próxima segunda (24) as ações culturais continuam no Polo do Repente, que completa 10 anos desde que foi implantado e no Polo dos Brincantes, com apresentações de grupos de dança e etapas do concurso de quadrilhas municipal, além de encenações do respeitado e premiado espetáculo “Auto das 7 Luas de Barro”, que há 38 anos encanta espectadores pelo Brasil a fora. No Polo Azulão as atrações mais alternativas se apresentam.

No Polo Infantil, os pequenos também vão aproveitar o São João, com apresentações musicais durante o final de semana e a encenação da peça “O Sapo Amarelo e o Triste Grilo Feliz”. Um dos locais preferidos dos turistas que visitam Caruaru durante o ciclo junino, o Alto do Moura espera superar o número de visitantes do último final de semana, quando mais de 50 mil pessoas estiveram no local. Capim Com Mel, Assisão, Elifas Jr. e Domingos Acioly estão entre os nomes que passarão pelo palco da festa.

Outras ações como espetáculos culturais itinerantes no Monte Bom Jesus, realização de comidas gigantes, outra tradição local, e festas na zona rural do município, realizadas pela iniciativa São João na Roça, também acontecem durante o período. 


Confira a programação completa.

Gravatá


O segundo final de semana do São João de Gravatá terá mais de 25 shows de música nos três polos espalhados pela cidade do Agreste pernambucano. Entre as atrações, estão os cantores Leonardo, Léo Magalhães e Gustavo Mioto, que vão se apresentar no pólo principal, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Confira a programação completa.

Arcoverde


Contando com oito polos de animação e dois dedicados à gastronomia e ao lazer, Arcoverde, no Sertão, oferece uma programação que tem como marca a diversidade da música, abrangendo especialmente a cultura popular local. Neste fim de semana, além de artistas e grupos culturais já conhecidos em níveis regional e estadual, os festejos terão espetáculos teatrais. São esperadas mais de 70 mil pessoas por dia, circulando em todos os polos de animação, com uma estimativa de aproximadamente 600 mil pessoas em todo o período da festa.

Entre os destaques da programação, o Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, contará com nomes consagrados nos gêneros forró, sertanejo, e popular, como Leonardo e Elba Ramalho. Para o público jovem, as principais atrações envolvem a cantora Anitta e Cordel do Fogo Encantado. O regionalismo e as tradições da cultura popular estarão presentes nos demais pontos de animação, em locais estratégicos da cidade, fortalecendo uma identidade bastante conhecida como marca do festejo no município.

Neste ano, o município também conta com a inclusão de dois pontos direcionados à culinária e ao público infanto-juvenil: o Polo da Gastronomia (ao lado da Praça do Senadinho) e o Polo de Diversão, com parque para crianças e jogos lúdicos (na Praça Winston Siqueira). Neste sábado (22), o São João na cidade também contará com a realização da 9ª edição da Caminhada do Forró, promovida pelo Coletivo Cultural de Arcoverde - Cocar. A concentração acontece a partir das 9h30, nas proximidades da Estação da Cultura (antiga Estação Ferroviária). 


Confira a programação completa.

Petrolina


Cerca de 20 mil turistas são esperados em Petrolina neste São João, com grandes nomes da música nacional, além de prestigiar as vozes da região. A festa na capital do Sertão do São Francisco acontece no Pátio de Eventos Ana das Carrancas e recebe visitantes de mais de cem cidades. Em uma área de cinco hectares, a estrutura do pátio tem capacidade para 80 mil pessoas. Com dimensões gigantescas, o palco tem 60 metros de extensão por 14 metros de altura.

Entre as atrações deste fim de semana, estão Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Alok. 
Os festejos em Petrolina, contudo, não se resumem aos shows no Pátio de Eventos Ana das Carrancas - o ciclo junino teve início em maio, com o São João dos Bairros. Também fizeram parte da programação: Forró do Beco, Forró do Bode, Jecana do Capim, Vaquejada de Petrolina, Concurso de Quadrilhas, Corrida dos Namorados, Concerto Junino, Festival de Violeiros, Festa de Santo Antônio, Concurso de Sanfoneiros e Barca do Forró. Os próximos eventos são: Concurso de Ruas Ornamentadas, Forró da Espora e Missa do Vaqueiro.


Confira a progamação completa.
Serra Negra, em Bezerros


Localizado a 110 quilômetros de Recife e a cerca de 10 quilômetros do município de Bezerros, o distrito de Serra Negra entrou, desde 2001, para os destinos mais procurados pelos turistas no interior de Pernambuco. Já consolidada, a festa ganhou mais espaço físico e atrações, estendendo a grade de programação, sempre voltada para o autêntico forró pé de serra. No local onde acontecem os shows foi montada uma estrutura mais ampla e moderna, para conforto do público. Todos os dias, a festa tem início ao meio-dia, estendendo-se até as 22h.

Neste fim de semana, entre os destaques da programação, estão André Rio e Dudu do Acordeon, que se apresentam este sábado (22), e Irah Caldeira e Walter Lins, que fazem show no domingo (23). No Polo Cultural, montado no anfiteatro, o público poderá assistir ainda apresentações de quadrilhas. O evento cresce a cada ano, com muito forró pé de serra, quadrilhas e apresentações juninas, comidas e bebidas matutas. 

Falando de clima, Serra Negra é referência para os amantes do frio. Nos dias de inverno, mais precisamente nos meses de junho a agosto, registra-se uma média de 15 graus Celsius. Local para descansar e provar uma boa comida também não falta na Serrinha, como é carinhosamente chamada pelos moradores. 



FolhaPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário