GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 26 de junho de 2019

ZONA AZUL

App Zona Azul Digital Recife já está disponível para download

Aplicativo Zona Azul Digital RecifeFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Sistema digital começa a valer em 1º de julho e talões de papel poderão ser utilizados até 31 de julho

Motoristas já podem baixar o Zona Azul Digital Recife para ter acesso às 3.200 vagas de estacionamento rotativo implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. O aplicativo, com download gratuito, está disponível, desde esta terça-feira (25) nas lojas para dispositivos Android e iOS.

O sistema começa a valer na próxima segunda-feira, 1º de julho, e os usuários podem usar os atuais talões de papel até 31 de julho. No dia seguinte, 1º de agosto, apenas o sistema digital poderá ser utilizado. Para entrar no aplicativo, é preciso cadastrar dados pessoais, login, senha, placas de até três veículos e forma de pagamento. O valor das vagas continua sendo R$ 3 e pode ser pago em cartão de crédito ou de débito. As vagas também continuam com o regime atual de horas: de duas a cinco. 


Os agentes de trânsito do órgão estão orientados a fiscalizar as vagas ativadas no digital e no papel durante o mês de julho, de acordo com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira. "Há um aplicativo específico para o agente fiscalizar. Ele vai digitar a placa do veículo que está estacionado para verificar se o cartão está ativo ou se já passou do período validado ou ainda se não está com o cartão", explicou. 


Segundo a CTTU, 140 pontos fixos pela capital pernambucana irão oferecer a ativação das vagas para quem não tem dispositivo móvel ou não queira baixar o aplicativo. Caso prefira esse meio, o motorista precisa, em um desses pontos, informar a placa do veículo e receberá em seguida um comprovante impresso. Os pontos fixos também permitirão o pagamento em dinheiro. 

O aplicativo emitirá uma notificação ao usuário 15 minutos antes de a vaga da Zona Azul vencer. Se o motorista usou o ponto fixo, a recomendação é voltar ao local e repetir o procedimento inicial. Um mapa com a localização das vagas pode ser acessado pelos usuários no app.

Os motoristas que ainda possuem folhas impressas e desejam trocar pelos cartões digitais deverão comparecer à sede da CTTU entre 1º de julho e 1º de agosto. O prédio fica na rua Frei Cassimiro, nº 91, em Santo Amaro, na área central do Recife. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Idosos e empresas
Idosos, que têm direito a 20 vagas mensais com placa previamente cadastrada pela CTTU, receberão um código de gratuidade para ativar no aplicativo ou um código QR impresso para apresentar nos pontos fixos de venda. 

Empresas também poderão acessar um app específico para adquirir volumes maiores de cartões para distribuir entre funcionários ou veículos empresariais. "Estamos contemplando as empresas, que, com seu CNPJ, vão poder se cadastrar e comprar uma quantidade maior de cartões digitais. Com isso, vão poder ter mais gestão", acrescentou Taciana Ferreira.

Funcionamento
O horário de funcionamento da Zona Azul do Recife varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local segundo a CTTU. A maioria das 3.200 vagas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e das 8h às 12h aos sábados. Aos domingos, as vagas são gratuitas. Placas verticais instaladas nos locais das vagas indicam o tempo máximo de permanência, entre duas e cinco horas. Quem estaciona de forma irregular nas vagas está sujeito à multa de R$ 195,23 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também está passível de remoção.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário