GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 28 de julho de 2019

BATENDO DE FRENTE

A soma de fatores que afeta a relação do PSB com o MDB

Paulo Câmara e Rauyl HenryFoto: Anderson Stevens / Alfeu Tavares


Sigla é vista como barriga de aluguel

Após a declaração do deputado federal Raul Henry de que não descarta concorrer à Prefeitura do Recife em 2020, registrada pela coluna ontem, um governista, nas coxias, fez a seguinte observação: "O MDB ficou como uma espécie de barriga de aluguel no governo, empresta o útero para o filho dos outros". Em outras palavras, os nomes que ocupam espaços ditos como da cota do partido na gestão Paulo Câmara, hoje, seriam, mais uma imposição feita à sigla do que uma indicação natural. O MDB, que já teve Henry à frente da Secretaria de Desenvolvimento e comandou ainda a AD Diper e o Porto de Suape, acabou tendo seu espaço reduzido ainda em meio ao momento em que o senador Fernando Bezerra brigava na Justiça pelo comando da legenda.
A despeito do risco de irem à disputa eleitoral pendurados em uma liminar, Henry e Jarbas Vasconcelos optaram, na ocasião, seguir brigando para manterem o comando do MDB e o partido na base de Paulo Câmara. De lá para cá, as relações terminaram pacificadas com o senador, mas o partido desidratou na administração estadual. A redução de tamanho é anotada pelos próprios socialistas. Agora, há quem já fale em nova reforma administrativa à vista, como forma de acomodar nomes como o do deputado Felipe Carreras e isso poderia respingar novamente no MDB, segundo alguns aliados do governo já vaticinam.
 Uma mão lava a outra
Presidente do Solidariedade em Pernambuco, o deputado Augusto Coutinho realça a importância de Olinda no xadrez eleitoral do partido e admite: "Política é uma relação que precisa ter contrapartidas". E detalha: "Ou seja, se a gente tem Olinda, a gente precisa que o PSB apoie a gente em Olinda para que a gente possa o apoiar no Recife. É um processo que a gente acha que vai ser natural".
Falo...> Indagado se esse apoio mútuo está selado, Augusto pondera: "Não posso dizer que está fechado, porque não comando o outro patido. O que está fechado é que a gente apoiou Paulo Câmara, o governador ganhou, é nosso amigo, aliado. Tem sido correto e temos sido com ele. É isso que está fechado".
...por mim > Augusto observa que "tudo corre para se continuar tendo entendimento e registra que Paulo Câmara "sempre tem tido atenção muito especial conosco". Além disso, acrescenta: "O vereador Rodrigo Coutinho é da base de do prefeito Geraldo Julio, que tem tem conosco uma relação de muito respeito e de parceria".
Gota... > Do líder do PSB na Câmara Federal, Tadeu Alencar: "Já está mais que na hora de parar com esse bombardeio insano do presidente da República em cima de todos os que ele considera inimigos". Para o socialista, "o que ele disse dos governadores e do Nordeste foi apenas a gota d'água para esta reação".
...d' água > Tadeu adverte: "Chega de voluntarismo esnobe, de discriminação, de preconceito, dessa incontinência reveladora e cheia de ódio, marcas do presidente Bolsonaro e de seu governo errático, perdido em frivolidades e graves retrocessos".
Segue o jogo >Presidente nacional do PCdoB e vice-governadora do Estado, Luciana Santos, à coluna, avalia que o presidente Jair Bolsonaro "continua no terceiro turno das eleições" e "não se investiu da cadeira de presidente". Na avaliação dela, "esse tipo de radicalização não interessa ao Brasil". É do PCdoB, o governador Flávio Dino, alvo de críticas recentes do presidente.
Junto > A secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, lançará, na terça, o projeto Pertencer - Espaço de Convivência, dentro do Habitacional Padre Miguel, em Afogados. A ideia é que mães desses prédios deixem suas crianças para buscar emprego ou trabalhar. A ação faz parte do Programa Chegando Junto. 

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário