GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 5 de julho de 2019

FENEARTE 2019

Fenearte oferece Espaço de Proteção a criança e adolescente

Espaço de Proteção na 20ª edição da FenearteFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


A estrutura, com capacidade para atender 100 crianças, funciona até o último dia do evento

A 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) traz, para a área Cidadania, o projeto Espaço de Proteção, com o propósito de combater a exploração do trabalho infantil. A iniciativa, criada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, segue até o encerramento da feira, próximo dia 14.
O espaço funciona das 14h às 22h de segunda a sexta e das 10h às 22h nos finais de semana e tem capacidade para receber diariamente 100 crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos que se estão em trabalho infantil nas ruas ao redor do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, onde acontece a feira.
O projeto é uma parceria entre as prefeituras de Recife e Olinda em conjunto com o Governo do Estado de Pernambuco e está no seu oitavo ano. A estrutura, localizada na parte superior do Centro de Convenções, em frente ao Teatro Guararapes, conta com pula-pula, piscina de bolinhas e um escorrego, além de mesas para a produção de atividades motoras.
A supervisora do projeto, Andreia Alcântara, ressaltou a importância da ação social. “A gente garante o direito da proteção da criança. É um trabalho muito importante porque, além da recreação, também fazemos um trabalho pedagógico com eles em cima desse serviço. Eles saem daqui com uma nova bagagem”, afirmou.
Uma equipe de 27 profissionais trabalha na sensibilização de pais ambulantes para que eles deixem os filhos no Espaço de Proteção enquanto trabalham. Para cadastrar uma criança, o responsável preenche um formulário com informações pessoais e da criança. Além das atividades motoras, as crianças também participam de oficinas de libras e o Cine-FeNeArte, com filmes que retratam questões culturais e sociais.
O ambulante Fausto Ribeiro, 40, soube da iniciativa por outros ambulantes e resolveu deixar seus dois filhos no espaço durante o período de trabalho. “Ter essa opção é muito bom, a gente fica com mais tempo para poder trabalhar, despreocupados”, contou. 

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário