GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 29 de julho de 2019

FESTIVAL RECIFE URBANA ARTE

Nova edição do Festival R.U.A. reforça sucesso da estreia

Roda gigante animou o público do festivalFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Segunda edição do evento movimentou o Bairro do Recife com programação voltada para todas as idades

Um público estimado em 15 mil pessoas circulou pelas ruas do Bairro do Recife, neste domingo (28), durante as 12 horas de programação da 2ª edição do festival Recife Urbana Arte (R.U.A.). Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento, que já entrou para o calendário turístico da Cidade, proporcionou aos turistas e pernambucanos um pouco da diversidade cultural e artística encontrados na Capital pernambucana. 

“Neste ano, trouxemos algumas novidades, como a roda gigante, que fica até o próximo domingo no Marco Zero. De lá, o turista tem a oportunidade de ver todo o centro histórico da cidade bem de cima”, comentou a secretária do Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. 

Com 12 metros de altura e capacidade para transportar 24 pessoas, o brinquedo proporciona uma vista ímpar do centro. É possível, por exemplo, enxergar como as ruas ao redor do Marco Zero convergem formando uma mão, curiosidade pouco conhecida pelos recifenses, além de observar a riqueza histórica do bairro. “Estou encantada com essa visão. É uma cidade muito linda que, embora eu já tinha visitado uma outra vez, esta é a primeira oportunidade de conhecer a beleza deste lugar desta forma”, afirma Patrícia Lima, turista de Teresina. 


Para Vilaça, o formato criativo e inovador do festival é o que determina o seu sucesso desde a sua primeira edição, em 2018. “É um evento inovador, criativo, interativo, cuja própria estrutura agrada desde o princípio a população que vem conferir a nossa valorização dos artistas e suas diferentes manifestações culturais”, comenta a secretária. 

Se para quem participa usufruindo as mais variadas atrações culturais e artísticas, como dança, música, grafite, moda, artesanato, artes circenses, entre tantas outras ações do festival, é de ficar encantado; para quem utiliza o espaço como vitrine, é um oportunidade. 

“Sempre participo do Bon Bini, mas é a primeira vez que estou expondo no R.U.A. e confesso que estou muito satisfeita. Mesmo que quem passe não compre, aqui estou tendo uma oportunidade única de mostrar meu trabalho para um público tão grande quanto o que estamos presenciando durante todo o domingo”, revela a artista Lissa Andrade, que faz um trabalho criativo de bordado livre em peças para chaveiro, camisetas e o que sua imaginação permitir. 

Do mesmo modo que a artista, a aromaterapeuta Luísa Brennand foi uma das integrantes dos 40 estandes de economia criativa que integram o festival Bon Bini, que puderam expor seus trabalho durante todo o domingo na avenida Rio Branco com a rua do Bom Jesus. “Minha ideia de participar do evento não foi nem sair daqui com meus produtos vendidos. Quis participar para divulgar com o maior número de gente o meu trabalho. É investir agora para colher os resultados depois, sabe?”, argumenta.

Segundo Ana Paula Vilaça, a parceria com projetos já existentes, como o Bon Bini, reforçam o compromisso da prefeitura em somar forças por um só objetivo. “Ao nos unirmos aos projetos já existentes, reforçamos o nosso compromisso como poder público de juntar forças não apenas para ofertar mais produtos para o público, mas também para promover maior visibilidade às iniciativas já existentes", explica.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário