GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 29 de julho de 2019

MORTE DO CACIQUE

Moro e Damares no Amapá: invasão e morte de cacique


Invasão não tem precedentes, diz prefeita da cidade onde vivem os Waiãpi
Segundo Beth Pelaes, a ministra Damares Alves e o ministro Sérgio Moro confirmam que irão até o local

O ataque à aldeia dos Waiãpi, que fica na cidade de Pedra Branca do Amapari (AP), ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira, quando 50 homens armados invadiram a demarcação Foto: EPOCA. A invasão de garimpeiros à terra indígena dos Waiãpi, no Amapá, não tem precedentes na região. A avaliação é de Beth Pelaes, prefeita de Pedra Branca do Amapari, cidade que abriga a demarcação onde vivem cerca de mil índios.
Em entrevista à ÉPOCA, a prefeita pediu a intervenção do exército e afirmou que o cacique morto durante o conflito é um primo da secretária nacional de Saúde Indígena, Sílvia Nobre Waiãpi.
"Estou me deslocando para a aldeia neste momento. Está um clima de tensão. Um clima de medo. Estamos preocupados, porque a informação é que tem um grupo de pessoas fortemente armadas. Fica a questão: o que passou na cabeça dessas pessoas de entrar naquelas terras e tirar os povos indígenas de lá. Essa é a principal pergunta. Gostaria de pergunta para o líder deles lá. Parece que voltamos à era de descobrimento do Brasil, de tomar as terras dos povos indígenas.
Recebi ligação da Ministra Damares (Alves, da Mulher Família e Direitos Humanos) da secretária nacional de Saúde Indígena, Silvia Waiãpi. Eles estão confirmando que estão vindo aqui amanhã com o ministro Sérgio Moro (Justiça). Estamos tendo o apoio que está sendo destinado pela Polícia Federal para resolver o mais rápido possível. Inclusive o cacique que morreu é primo da Silvia Waiãpi. Ela está muito preocupada, muito entristecida, porque ela é daqui, ela nasceu aqui na aldeia, no Amapá. Os parentes dela são daqui, os pais dela são daqui."

Marcello Corrêa - ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário