GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 1 de julho de 2019

RETOMAR CONTROLE DO MERCADO

Odebrecht quer mostrar que ainda está no controle

Instituto quer certificar empreiteiras; com entidade, Odebrecht tenta reaver controle do setor

Render-se? Jamais Lançado sob a face pública de organizações que militam pela transparência, o recém-criado Instituto de Integridade de Autorregulação do Setor de Infraestrutura abriga pretensão da Odebrecht de retomar o controle deste mercado, amparada por outras empreiteiras de médio e grande porte. Em reuniões que precederam a fundação da entidade, a empresa apresentou o projeto a parceiros, escolheu dirigentes e antecipou que almeja criar selo que seja pré-requisito para a contratação de obras.
A Odebrecht apostou na montagem de um instituto depois que seu plano inicial, a criação de uma plataforma de monitoramento de concorrências públicas, a Observe, foi descartado pela cúpula da empresa.
Com a guinada, veio a decisão de apostar na autorregulação. A empreiteira, então, convocou ainda no primeiro trimestre reunião com CEOs de empresas do setor e apresentou a proposta de criação do instituto.
As organizações que são a face pública da nova entidade são Instituto Ethos, FGVethics e a IFC. O general da reserva Sérgio Etchegoyen foi apresentado como escolhido para presidi-la. O desafio é abrir diálogo com o governo Bolsonaro.
Advogados e especialistas consultados por empreiteiras acionadas pela Odebrecht fizeram reparos à investida. Apontam que o setor ainda não está maduro para autorregulação e que a ideia de um selo pode ser facilmente conectada à restrição de competitividade.
Procurada, a assessoria da Odebrecht encaminhou material que registra a adesão da empreiteira ao novo instituto no dia 16 de maio e não comentou os relatos de que patrocinou a ideia desde antes do lançamento formal.
A assessoria do Instituto Ethos recebeu perguntas do Painel por email, mas argumentou que não teria tempo hábil de respondê-las pela necessidade de consultar as outras organizações que estão à frente da nova entidade.

Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário