GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 22 de julho de 2019

SANTA CRUZ - PIPICODEPENDÊNCIA

Jejum de gols de Pipico acompanha queda de rendimento do Santa Cruz na Série C

Nos últimos quatro jogos, o jogador passou em branco e a equipe, que marcou um gol, conquistou apenas um ponto (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP )


Autor de 41% de todos os gols do Santa Cruz nesta Série C, atacante completa um mês sem marcar gols, mesmo período que o time está sem vencer


No futebol, causa e consequência são variáveis que, quase sempre, andam juntas. Se o time vai bem dentro de campo, dentre outros fatores, é porque os jogadores correspondem. E, um bom exemplo desta inter-relação é o que vem acontecendo com o atacante do Santa Cruz, Pipico. Principal responsável pelos gols do Tricolor nesta Série C, o camisa nove completa um mês sem marcar gols nesta segunda-feira. Não por mera coincidência, os pernambucanos também atravessam má fase na Terceira Divisão. 

A última vez em que Pipico balançou as redes foi no duelo contra o Náutico, no Arruda. Ali, foi decisivo e marcou o gol da vitória do Tricolor diante do Timbu, no dia 23 de junho. Desde então, a Cobra Coral não venceu nenhum dos quatro confrontos que disputou. Perdeu quatro e empatou um.

Depois de marcar no Clássico das Emoções, Pipico ficou em branco diante do Treze, Ferroviário, Botafogo-PB  e Sampaio Corrêa. O Santa Cruz perdeu por 2 a 0 contra o Galo da Borborema e o Ferrão, empatou em 1 a 1 diante do Belo da Paraíba - dois últimos confrontos no Arruda - e foi derrotado por 1 a 0,  na última rodada, diante da Bolívia Querida, no Castelão. Neste recorte, ainda, a Cobra Coral marcou apenas um gol.

Ao longo da temporada 2019, Pipico chegou a amargar o mesmo jejum no mesmo recorte de tempo. Balançou as redes no empate de 1 a 1 jogando com o  CSA, no Arruda, pela Copa do Nordeste, dia 10 de março. Mas voltou a marcar um mês depois, desta vez dois gols, contra o ABC, pela terceira fase da Copa do Brasil. E, mais uma vez, durante esse intervalo de jejum, o Santa Cruz não conseguiu vencer. Fez quatro jogos. Empatou três e perdeu um. 

Voltando os olhos para a Série C, a Cobra Coral possui um dos melhores ataques da competição. Com 17 gols marcados, fica atrás de Imperatriz-MA, líder com 20, e Ferroviário-CE, em seguida, com 18. Vital para a boa fase do Tricolor, Pipico anotou sete do total deste montante. Ou seja, 41% dos gols do Santa Cruz tiveram a marca do camisa nove. Portanto, se os pernambucanos estão em busca de recuperação na Terceirona, precisam também fazer ressurgir seu melhor jogador. 
 
Os riscos da dependência

O camisa nove coral só esteve fora de campo em uma - das 13 - partidas. Levou terceiro cartão amarelo e cumpriu suspensão diante do Treze-PB. Resultado: o Santa Cruz perdeu por 2 a 0 o duelo. 

Tendência que se repetiu nos outros sete jogos em que passou em branco, à exceção de uma única vitória, diante do Imperatriz-MA.  Sem Pipico, ou com ele em campo sem balançar as redes, os pernambucanos obtiveram desempenho de 22% na Terceira Divisão. Quatro derrotas, três empates e apenas um triunfo. 

Do outro lado da moeda, não por mero acaso, nas cinco partidas em que o atacante marcou pelo menos um gol, a Cobra Coral viveu um cenário completamente oposto.  Foram 11 pontos conquistados em 15 em disputa. Um aproveitamento, portanto, de 73%. Venceu três jogos e empatou dois. 

Retrospecto do Santa Cruz quando Pipico fez, ao menos, um gol 

Santa Cruz 1 x 0 Náutico
1 gol 
 
Globo-FC 3 x 3 Santa Cruz
2 gols  
 
Santa Cruz 3 x 1 Confiança
2 gols 

Santa Cruz 2 x 1 ABC
1 gol 

Botafogo-PB 1 x 1 Santa Cruz
1 gol
 
3V, 2E  

73% de aproveitamento 

Retrospecto do Santa Cruz quando Pipico não esteve em campo ou não marcou 

Sampaio Corrêa 1 x 0 Santa Cruz 
Santa Cruz 1 x 1 Botafogo-PB 
Santa Cruz 0 x 2 Ferroviário 
Treze 2 a 0 Santa Cruz 
Imperatriz 0 x 1 Santa Cruz 
Santa Cruz 3 x 3 Sampaio Corrêa 
Ferroviário 3 x 0 Santa Cruz 
Santa Cruz 2 x 2 Treze 
 
4D, 3E, 1V

22% de aproveitamento  


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário