GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 31 de agosto de 2019

FORÇA NACIONAL EM PAULISTA

Com Força Nacional, moradores de Paulista esperam redução de crimes
Equipe foi às ruas nesta sexta-feira (30) - Peu Ricardo/DP


O efetivo do programa Em Frente Brasil começou a circular às 11h50 desta sexta-feira (30) por Paulista, na Região Metropolitana do Recife, um dos cinco municípios selecionados no país pelo Governo Federal para testar o projeto de combate aos crimes violentos, inspirado no Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco. Dos 405 profissionais de segurança empregados na operação, 80 são da Força Nacional, especificamente para trabalhar nas ruas. E as atividades eram acompanhadas de perto pelos moradores do município, que esperam uma redução prática na criminalidade. 

Quem passava pela Praça Professor Emílio Russel, em Maranguape I, pôde ver a Força Nacional em ação. A dona de casa Adelma Rodrigues, 31 anos, e o autônomo Eduardo Albuquerque, 40, levavam para escola o filho Heitor, de 5. O casal aprovava a presença da equipe de segurança, mas acredita que é preciso ir além. “Não me sinto segura nem aqui nem em canto nenhum, né? Espero que melhore agora, porque a gente sai de casa e fica com aquela sensação de que vai ser roubado o tempo todo”, diz Adelma.

Marido de Adelma, Eduardo acrescenta: “Espero que eles façam ações de surpresa, trabalhos investigativos, minuciosos. Tem tanta coisa para se ver aqui. O tráfico impera, dias atrás teve um tiroteio enorme. É coisa rara aparição de polícia, você acaba se sentindo coagido”.

Nesse aspecto de coação por insegurança, o limpador de mesas Sérgio de Aquino, 58, deixou de andar com seu celular. “Já teve muito assalto por aqui em ruas, prédios. Os caras (assaltantes) vem e metem um revólver na cabeça da gente. Espero que a Força Nacional trabalhe principalmente de noite e de madrugada”, comenta.

Forças Unidas
Implantado em Paulista, Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e São José dos Pinhais (PR), o programa Em Frente Brasil busca unir agentes de segurança pública, como a Força Nacional e as polícias (Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar) em ações estratégicas, principalmente contra homicídios. Essas ações podem ser, por exemplo, patrulhamento de rua, investigação, inteligência ou perícia criminal. 

A cidade pernambucana foi repartida em quatro áreas estratégicas, com ações direcionadas aos locais com maiores índices de criminalidade. Nos primeiros dias, o foco será nos bairros de Maranguape I e II, Janga e Engenho Maranguape, além das margens da BR-101. Não há um número determinado de policiais ou viaturas envolvidas em cada ação - a quantidade é definida de forma dinâmica, de acordo com a necessidade.

A Força Nacional Ostensiva é comandada pelo major Márcio Ribeiro, originário da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Há dois meses, ele desembarcou em Paulista para começar a avaliar as necessidades regionais. “Esse projeto piloto (Em Frente Brasil) já tem um início muito bom. Todo mundo está trabalhando numa integração diferenciada, que começou muito bem e tenho certeza que trará excelentes resultados”, afirma. A equipe ficará na cidade por 120 dias.

O Governo Federal destinou R$ 4 milhões para investimentos nessa primeira etapa do programa em Pernambuco. De acordo com o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, mais dinheiro pode ser liberado em breve, para outros projetos em parceria com outros ministérios/secretarias. “Já tivemos essa sinalização (financeira). Mas o mais importante é que temos a oportunidade de levar as boas práticas do Pacto Pela Vida para todo o país”, pondera.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário