GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 17 de agosto de 2019

O CASO É GRAVE

Caso de jovem escalpelada é 'dramático', diz médico que sugeriu cirurgia nos EUA

Débora Estephany passou por cirurgia e permanece internada no HRFoto: Cortesia


Cirurgião plástico que recomendou tratamento nos Estados Unidos fala com exclusividade ao Portal FolhaPE sobre os próximos passos do tratamento da auxiliar de ensino infantil Débora Stefanny

O caso da auxiliar de ensino infantil Débora Stefanny, 19, é “dramático”, segundo o cirurgião plástico especialista em microcirurgia, Marco Maricevich. A jovem foi escalpelada em um acidente de kart no estacionamento do Walmart localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último domingo (11). O médico, que atua no centro hospitalar de referência Baylor College of Medicine, de Houston, nos Estados Unidos, se colocou à disposição para tratar da paciente. Em entrevista exclusiva por telefone ao Portal FolhaPE, ele avalia a recuperação de Débora e indica os próximos passos do tratamento.

“É um caso dramático. Ela [Débora] precisa de um time especializado e é importante que seja transferida para um centro de referência”, pondera Maricevich. Desde o acidente com o kart, Débora passou por duas cirurgias feitas pelo cirurgião Jonathan Vidal no Hospital da Restauração (HR), onde permanece internada. Segundo boletim médico divulgado nessa sexta-feira (16) pelo hospital, o estado de saúde da jovem é estável. Um novo balanço deverá ser emitido na próxima terça-feira (20).

A área da pele reimplantada apresentou microtrombos na quinta-feira (15). Esses pequenos coágulos sanguíneos devem levar à perda do implante feito em Débora com pedaços de pele de outras regiões do corpo. “Esse é um caso dificílimo. Os vasos estão traumatizados, assim como o tecido. Essa situação faz com que a probabilidade de trombos e coágulos seja maior e a chance de perder o reimplante é altíssima”, explica o microcirurgião. 


O médico inclusive recomendou à equipe médica do Recife e à família que Débora seja transferida para o Baylor College Medicine, localizado em Houston, mas os transtornos da viagem, como voo, logística, visto e língua diferente, podem fazer com que outra opção seja escolhida para continuar o tratamento: o Hospital Especializado de Ribeirão Preto, em São Paulo. “A equipe de Ribeirão Preto faz microcirurgia reparadora todo dia. Existem microcirurgiões de muita experiência e muita qualidade lá, liderados pelo dr. Daniel Lazo”, detalha Maricevich.

O Hospital Especializado é um centro de referência para casos similares aos de Débora, os de microcirurgias reparadoras. Segundo Maricevich, os equipamentos do hospital paulista são tão bons quanto os dos Estados Unidos, assim como a equipe. “Estou à disposição para recebê-la em Houston ou ir para Ribeirão Preto. Para a paciente, acho que talvez fosse melhor para ela ficar no Brasil do que vir para os Estados Unidos”, acrescenta.

O microcirurgião ressalta o trabalho realizado pela equipe do dr. Jonathan Vidal. “Quero enfatizar o trabalho fantástico que foi feito com essa paciente. Ele [dr. Jonathan] foi muito corajoso de operar esse caso. Infelizmente não deu certo, porque é de alta complexidade e muito difícil. Ele tentou uma vez, tentou outra vez, fez tudo que tinha que ser feito”, elogia o médico.

Sobre a recuperação de Débora, Maricevich ressalta que ainda não é possível cravar um tempo exato que poderá levar, e que a jovem deve seguir sendo acompanhada por especialistas. “Depois ela não vai precisar ficar internada. Vai levar tempo, cirurgias e retoques”, finaliza o microcirurgião.

O noivo de Débora, o microempresário Eduardo Tumajan, 28, disse que enviou nessa sexta-feira (16) toda a documentação médica para o Walmart e espera um retorno do grupo para saber qual ajuda poderá ser dada em caso de transferência para outra unidade de saúde. A assessoria de Comunicação do Walmart informou que aguarda a avaliação dos laudos médicos para emitir um posicionamento oficial sobre as questões de gastos com a viagem e com a cirurgia. Por enquanto, não falaram se realmente vão ajudar com as despesas.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário