GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

TRAGÉDIA NO KARTÓDROMO

Jovem escalpelada em kart passa por nova cirurgia no HR
Débora Esthefany Dantas de Oliveira já realizou duas cirurgias em decorrência do acidente no kart - Foto: Reprodução/Whatsapp


A estudante Débora Esthefany Dantas de Oliveira está sendo submetida a uma nova cirurgia plástica para reconstrução do couro cabeludo nesta terça-feira (13). Débora foi escalpelada no último domingo (11), após seu cabelo enrolar no motor de um kart em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O estado de saúde da jovem de 19 anos é estável, sem risco de morte. Ela continuará internada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, sob acompanhamento rigoroso da equipe médica, até a cicatrização total do ferimento.

Ainda na noite do domingo, Débora foi submetida a uma primeira cirurgia, que recuperou 80% do couro cabeludo danificado - apenas a parte traseira da cabeça seguiu exposta, porque o tecido original dessa área não pôde ser aproveitado. A intervenção, chamada de reconstrução microcirúrgica da calota craniana, foi realizada por uma equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Jonathan Vidal.


Em conversa com a imprensa, horas antes da nova operação, Jonathan era pragmático sobre o assunto. “A gente não sabe se vai funcionar 100%. Foi uma cirurgia extremamente complexa, que reconectamos vasos sanguíneos de dois milímetros de diâmetro. Ao conectar vasos tão finos, pode haver a formação de um trombo (coágulo que obstrui a circulação). E se esse trombo se formar, não vai ter circulação sanguínea e a gente acaba perdendo o procedimento”, 
Outro risco, também, é de infeccionar, visto que a pele arrancada caiu no chão e no motor, sendo contaminada por bactérias. “Por isso estamos dando antibióticos e tomando todas as prevenções necessárias com os curativos”, disse Jonathan. 

A operação de domingo à noite durou cinco horas, ao todo. “Foi feito o melhor que a gente pôde. Ainda tem que ser recuperada a parte traseira da cabeça. Se necessário, será reconstruída com enxerto de pele da coxa, por exemplo”, pontuou o médico do HR.

Após o fim dessa nova cirurgia, iniciada por volta das 12h desta terça, Débora ficará sob observação por outras 24 horas, para que os médicos observem se a intervenção funcionou.

“A gente não foi alertado”

Namorado de Débora, o empresário Eduardo Tumajan foi à Delegacia de Boa Viagem por volta das 12h de hoje prestar depoimento. Ele testemunhou o ocorrido e, mais cedo, estava pelo HR, acompanhando a jovem. De acordo com Eduardo, em nenhum momento ele ou a namorada foram advertidos pela equipe do kart. 
“A gente não foi alertado. Só disseram para colocarmos uma touca e um capacete. Ela estava com uma presilha no cabelo, que era longo e comprido. Acho que o cabelo se soltou da presilha em uma as batidas do kart”, relembra. “Foi um negócio muito rápido. Eu tirei ela do carro, sentei ela. Esperamos por ajuda, mas ninguém veio. O máximo que fizeram foi ligar para o Samu. Os seguranças ficaram de longe, olhando, sem querer se envolver”, acrescentou.

Ainda, segundo Eduardo, o advogado da família está em contato com o representante jurídico do Walmart, supermercado onde a pista de kart está instalada. “Disseram que tudo o que precisamos, iam nos amparar”, contou. O dono da Adrenalina Kart Racing (nome da empresa que cuida do kart também entrou em contato com o rapaz, oferecendo ajuda. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário