GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de setembro de 2019

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sport domina jogo, toma susto, mas vence Operário na Ilha e abre vantagem dentro do G4

Hernane abriu o placar e se isolou na artilharia da Série B com 12 pontos (Foto: Leandro de Santana/DP)


Leão abriu o placar, viu time paranense empatar, ficou com um jogador a menos em campo, mas mesmo assim conseguiu a vitória por 3 a 1 na Ilha do Retiro


Contra o pior visitante da Série B, com apenas uma vitória em 12 partidas fora de casa, o Sport tinha uma chance de ouro de fazer as pazes com a Ilha do Retiro e com isso se firmar ainda mais no G4 da competição. E apesar de um susto desnecessário no segundo tempo, os rubro-negros não deixaram desperdiçar a oportunidade ao derrotar o Operário-PR por 3 a 1. Mesmo com um jogador a menos em campo, após a expulsão do zagueiro Eder, quando  a partida estava empatada por 1 a 1.

Com o resultado, o Sport se manteve na 3º colocação, com 44 pontos, mas se afastou ainda mais do 5º colocado, o Coritiba, primeiro time fora da zona de classificação à Série A, que soma 37. Na próxima quinta-feira, o time pernambucano faz o clássico nordestino contra o Vitória-BA, no Barradão.

O jogo


Para a partida, o técnico Guto Ferreira fez apenas duas alterações com relação ao time que venceu o Londrina na última rodada. Uma delas, o retorno automático do volante Charles, após cumprir suspensão. Já a outra, surpreendente. Com Eder ganhando a vaga de Adryelson na zaga. Segundo o treinador, a intenção era melhorar a saída de bola.

O fato, porém, é que tanto Charles, quanto Eder tiveram pouco trabalho na defesa. Isso porque o Sport dominou por completo o primeiro tempo, atuando quase toda a etapa no seu campo de ataque. Tamanha superioridade que fez o resultado parcial de 1 a 0 na descida para o intervalo parecer injusto. Com o time paranaense ficando no lucro.

Até Hernane abrir o placar, apenas aos 43 minutos, o Sport foi enfileirando chances desperdiçadas. A maior delas, com o próprio Brocador, que após ver o volante Jardel quase marcar contra ao mandar na trave, acabou desperdiçando o rebote e, com a meta aberta, cabecear para fora. Eram apenas 19 minutos. Em seguida, Leandrinho, Guilherme e Eder também desperdiçaram boas oportunidades.

E todo esse volume poderia ser ainda maior caso Guilherme e Yan, atacantes de lado, participassem mais da partida. No meio, Leandrinho seguiu bem no papel de armador. E quando o Sport conseguiu uma boa jogada pela lateral, enfim abriu o placar, com Sander cruzando para Hernane, na pequena área, escorar para as redes. Foi o 12º gol do atacante rubro-negro, artilheiro isolado da Série B. Na ida para os vestiários, aplausos da torcida.

Segundo tempo

Com uma atuação segura do seu time no primeiro tempo, Guto Ferreira não fez nenhuma modificação no Sport para a etapa final. Já o técnico do Operário, Gerson Gusmão colocou o volante Chicão para tentar reforçar a marcação. Porém, o cenário não mudou em nada.

Tanto que com sete minutos, o Sport colocou duas bolas na trave. Ambas com Leandrinho. Na segunda, com direito a Hernane aproveitar o rebote e obrigar o goleiro Rodrigo Vianna a fazer uma excelente defesa. O segundo gol, além de merecido, estava maduro. 

Para tentar sair do sufoco, aos 12 minutos, o atacante Lucas Batatinha foi acionado no Operário. E em seu primeiro lance, o avançado mandou no travessão de Mailson, completando cruzamento na área, assustando os rubro-negros. E avisando que a vitória não estava assegurada.

Aos 18 minutos, Guto fez a sua primeira mudança ao sacar Leandrinho, cansado, para a entrada do também meia Pedro Carmona. O castigo rubro-negro veio logo depois. Após boa escapada, o meia Marcelo foi derrubado pelo zagueiro Eder dentro da área. Pênalti e expulsão do defensor rubro-negro. O próprio camisa 10, com categoria, converteu a penalidade e empatou a partida.

Pelo volume durante a maior parte do confronto, um tropeço em casa seria um castigo muito grande para Leão. Assim, aos 34, Charles, de cabeça, tratou de recolocar o Leão na frente do marcador. Vantagem ampliada dois minutos depois, com um golaço de Guilherme. Era o Sport mostrando que, mesmo com um a menos, era mais time. Não precisava tomar o susto que tomou. Vitória e lição aprendida. 

Ficha do jogo

Sport 3
Mailson; Norberto; Rafael Thyere, Eder e Sander; Charles, Willian Farias e Leandrinho (Pedro Carmona); Yan (Adryelson), Hernane e Guilherme (Marcinho). Técnico: Guto Ferreira.

Operário-PR 1
Rodrigo Vianna; Mailton, Lázaro, Rodrigo e Julinho (Peixoto); Jardel, Gelson (Chicão) e Marcelo; Felipe Augusto, Felipe Alves (Lucas Batatinha) e Cléo Silva. Técnico: Gerson Gusmão.

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Fabrini Bevilaqua Costa (ambos de SP)
Gols: Hernane, aos 43 min do 1º, Marcelo, aos 24 min e Charles, aos 25 min do 2º
Cartões amarelos: Jardel, Chicão (O), Willian Farias (S)
Expulsão: Eder (S)
Público: 13.124


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário