GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

CASO BRUMADINHO

CPI de Brumadinho: Para PF relatório é tendencioso

Lama da Barragem de Brumadinho pode chegar ao São Francisco (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Policias federais chamam de tendencioso relatório da CPI sobre Brumadinho. Deputados de MG pediram o indiciamento de executivos da Vale e da alemã Tüv Süd.

Policiais federais envolvidos nas investigações sobre o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), consideraram tendencioso o relatório feito pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Os deputados pediram o indiciamento de executivos da Vale e da alemã Tüv Süd por homicídio doloso eventual, quando se assume o risco das mortes.

Segundo os policiais, os parlamentares foram mais políticos do que técnicos, querem dar uma satisfação à sociedade e aparecer ao mesmo tempo. Um delegado chegou a dizer que o relatório funciona mais como um palanque.

E o caso da ruptura da barragem da mina Córrego do Feijão será retratado no livro “Brumadinho: A Engenharia de Um Crime” dos jornalistas mineiros Lucas Ragazzi e Murilo Rocha. A obra trará bastidores da tragédia. Editada pela Letramento, a publicação tem previsão de lançamento para outubro e foi baseada nas investigações da PF.

A Vale discorda “respeitosamente” da sugestão da CPI de indiciamento de funcionários da companhia. A empresa afirma que aguarda a conclusão das investigações para que sejam apontadas causas e responsabilidades.

Da Folha de S. Paulo - Mônica Bergamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário