GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de setembro de 2019

COPA DO NORDESTE

Com dois clássicos na primeira fase, Sport, Náutico e Santa avaliam sorteio do Nordestão

Dirigentes opinaram sobre o sorteio da Copa do Nordeste (Foto: Ricardo Fernandes/DP, Julio Jacobina/DP, Paulo Paiva/DP)


Constantino Júnior, Edno Melo e Nelo Campos falaram as avaliações dos três clubes sobre o sorteio da Copa do Nordeste e revelaram as expectativas


O sorteio da Copa do Nordeste, realizado na última quinta-feira, confirmou o que já se sabia: teremos dois clássicos pernambucanos na fase de grupos do torneio, um Clássico das Multidões e um Clássico dos Clássicos. O Superesportes falou com os presidentes de Náutico e Santa Cruz, Edno Melo e Constantino Júnior, e com o diretor de futebol do Sport, Nelo Campos, sobre as perspectivas iniciais para o torneio e sobre a disposição de clássicos.

Uma coisa unânime entre os dirigentes do Trio de Ferro é o alto nível da disputa da Copa do Nordeste. O regional será disputado em dois grupos de oito, com cada clube enfrentando os adversários da outra chave, garantindo mais clássicos e grandes jogos. Esse modelo de disputa foi ressaltado por Tininho.

“Nessa formatação de competição, sempre fica muito equilibrado porque sempre que sai um forte de um estado, outro vai para o outro pote (grupo). Então eu vejo como muito equilibrados os potes e agora é se preparar para fazer uma boa competição”.

Edno Melo seguiu uma linha parecida e reafirmou a competitividade do Nordestão: “Os times são muito próximos. Muita competitividade essa Copa do Nordeste. A chave que o Náutico caiu, particularmente, eu acho que não tem como definir ainda se ter uma chave melhor ou uma chave pior, pelo nível dos times”.

Com o retorno do Sport ao Nordestão após dois anos, Nelo lembrou do crescimento do torneio: “A competição cresceu muito nos últimos anos, o Nordeste é uma região em que há muitas rivalidades. Podemos observar como são os jogos diante de time da Bahia, Ceará, Alagoas, Paraíba, entre outros estados e em todas as rodadas acontecerão grandes partidas”.

CLÁSSICOS

Com dois clássicos pernambucanos garantidos ainda na primeira fase da competição, os dirigentes também repercutiram esses confrontos. Como Náutico e Santa Cruz ficaram no Grupo B, as equipes disputarão uma vaga nas quartas e podem se cruzar no mata-mata, mas não jogam entre si na primeira fase. Já o Sport, enfrenta dois clássicos na primeira fase, mas,depois, só pode voltar a pegar um pernambucano em uma eventual final.

Edno Melo não vê diferença em ter um ou dois clássicos estaduais: “Se não pegasse o Sport agora, pegava na próxima fase, se não pegasse o Santa agora, pegava na próxima fase. Independe isso. Você vê que esse ano, a gente pegou o Bahia, que não classificou e nas quartas de final, a gente pegou logo o Ceará. Ou seja, é clássico o tempo todo”.

Já Tininho, declarou preferir enfrentar Sport e Náutico na primeira fase: “Se tivesse dois (clássicos), melhor, mas como só tem um, paciência. Não tem muito o que pensar. Eu jogo contra o Náutico pela vaga, eu jogo com o Sport, mas não disputo vaga com eles. Então essa formatação de disputa tem esse lado, você não concorre contra quem você joga.”.

Nelo, por sua vez, ressaltou os cruzamentos como atestado da qualidade da Copa do Nordeste: “Na primeira fase, já enfrentaremos os dois rivais da capital pernambucana, tendo assim, dois clássicos já garantidos. É uma competição muito boa de se jogar e entraremos com o objetivo de ganhar o título”.

NORDESTÃO 2020

Os dirigentes também abordaram outras aspectos da competição. Tininho, por exemplo, revelou que as cotas e premiações ainda não foram definidas nem mesmo para as equipes. O presidente afirmou que os valores, assim como as datas, serão decididas em uma reunião marcada para outubro. O Superesportes tentou contato com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, mas a ligação não foi concluída.

Nelo Campos ressaltou a discordância com a antiga diretoria e com o ex-presidente Arnaldo Barros, que tiraram o Sport da Copa do Nordeste nos anos de 2018 e 2019: “A diretoria atual entende que o Sport jamais poderia ter aberto mão de jogar uma competição como a Copa do Nordeste, por motivos como a visibilidade, rivalidade, competitividade e, também, pela parte financeira”. Ele ainda ressaltou a importância que a Copa terá para o caixa do Sport em 2020.

Por fim, o presidente alvirrubro valorizou o ano do clube e visa a preparação para 2020: “Lógico que o Náutico está com um nível de preparação bom, um nível de competitividade bom, esse grupo já mostrou que é competitivo, que chega em final de campeonato, a gente chegou à final do Pernambucano, na semifinal do Nordestão, estamos na final do Brasileiro. Então, o que eu posso falar é do Náutico e, assim, não tem como você escolher”.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário