GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 8 de setembro de 2019

DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

Desfile celebra 197 anos de independência do Brasil

Desfile de 7 de setembroFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco


Realizado no sentido subúrbio-cidade da Avenida Mascarenhas de Morais, o desfile teve a pré-celebração marcada por chuva fraca e céu nublado

Em celebração aos 197 anos da Independência do Brasil, o Governo do Estado, as Forças Armadas e instituições públicas e privadas organizam o desfile cívico-militar do Recife, na manhã deste sábado (7), no bairro da Imbiribeira, na Zona do Sul. De acordo com a organização, 44 escolas e entidades civis participam da comemoração, além dos integrantes das forças armadas e militar.

Realizado no sentido subúrbio-cidade da Avenida Mascarenhas de Morais, o desfile teve a pré-celebração marcada por chuva fraca e céu nublado. Antes da solenidade oficial, milhares de pessoas já se aglomeravam com faixas, cartazes e bandeiras do Brasil, nos dois lados da via, para acompanhar a comemoração.
Um desses exemplos foi o casal Cineia Maria, de 46 anos, e José Nilton, 48, que chegaram no local do desfile às 5h. “É a primeira vez que eu venho. Sempre tive vontade de vir e aproveitei que o filho dela (Cineia) é do Colégio Militar e viemos. Acordei às 3h, porque às tivemos que deixá-lo no colégio”, explica José Nilton.
Já com o tempo aberto, o governador Paulo Câmara deu início oficial à solenidade, recebendo honras militares do exército, da marinha e aeronáutica, às 7h30. Logo depois, o representante seguiu junto ao Comandante Militar do Nordeste (CMNE), General do Exército Marcos Freire Gomes, para realizar a revista de tropa.
Em entrevista coletiva, o governador destacou a importância da data comemorativa para o País. “É sempre importante que no 7 de setembro a gente tenha a possibilidade de homenagear O Brasil e os valores da independência. O Brasil precisa continuar avançando melhorando com mais justiça e mais liberdade. E sete de setembro representa a vontade do povo do povo brasileiro a ser independente”, frisou Câmara.
Após a realização da revista, houve o hasteamento das bandeiras do Recife, de Pernambuco e do Brasil, para dar início ao desfile das escolas e instituições civis públicas e privadas da cidade, às 8h30. Segundo o CMNE, esta etapa contou com mais de 2,6 mil pessoas envolvidas, sendo estudantes e colaboradores de 44 instituições.
No desfile militar, que começou pontualmente às 9h30, depois que o comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, realizou a apresentação da tropa e solicitará a permissão para o início da atividade. A estimativa apontou a participação de 320 integrantes da Marinha do Brasil, 1169 integrantes do Exército Brasileiro, 700 da Aeronáutica, 500 da Polícia Militar de Pernambuco, 300 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 250 da Guarda Municipal.
A celebração da Independência se encerrou com o desfile motorizado, com a participação de 124 viaturas militares e 74 veículos civis; assim como o desfile das tropas da polícia militar a cavalo.

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário