GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

APOIO AO BRASIL E FAKE NEWS

Trump reforça apoio a Bolsonaro e ao Brasil na OCDE e denuncia fake news

Presidente americano diz que decaração de apoio em março é clara e está mantida


Após notícias de que os Estados Unidos teriam rejeitado o pedido do Brasil para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o presidente americano Donald Trump reforçou na noite desta quinta-feira (10) o apoio do país à solicitação brasileira e ao presidente Jair Bolsonaro.
As declarações foram publicadas por Trump em seu perfil do Twitter, junto a uma foto ao lado do presidente brasileiro, em visita de Bolsonaro à Casa Branca. E Bolsonaro respondeu com a passagem bíblica de João 8:32: “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
“A declaração conjunta divulgada com o presidente Bolsonaro em março deixa absolutamente claro que eu apoio que o Brasil inicie o processo de adesão plena à OCDE. Os Estados Unidos defendem essa afirmação e defendem @jairbolsonaro. Este artigo é FAKE NEWS”, escreveu Trump.
Ritmo controlado
Por meio de nota oficial, a Embaixada do Estados Unidos já havia reafirmado o apoio ao ingresso do Brasil na OCDE, ressaltando que tal expansão deve avançar em “ritmo controlado que leve em conta a necessidade de pressionar as reformas de governança e o planejamento de sucessão”.
A notícia de que o pedido do Brasil havia sido preterido pelos Estados Unidos surgiu após a agência de notícias Bloomberg informar que o secretário de Estado americano Mike Pompeo se negou a discutir a ampliação na OCDE, para além dos 36 países que se concentram majoritariamente na Europa e na América do Norte. Tal informação, com apoio à Argentina e Romênia, estaria em uma carta enviada por Pompeo ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria.
Em sua live semanal no Facebook, o presidente Bolsonaro disse que já conhecia o apoio dos EUA e a prioridade do ingresso da Romênia e da Argentina na OCDE. E reforçou sua confiança de que o Brasil vai ter sua oportunidade, ao cumprir todo o rito obrigatório até integrar a OCDE, conhecida como o “clube dos ricos” na economia global.
“Estamos praticamente chegando lá, só que dois países estavam na frente, Argentina e Romênia, e isso foi mais uma vez externado hoje. Não é chegou e vai entrando. Eles [a OCDE] fazem uma seleção, e a seleção é a conta-gotas, para exatamente esse novo país que entra cumpra tudo aquilo que está no Estatuto da OCDE, porque eles não podem errar. E o Brasil vai chegar a sua hora”, declarou Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário