GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 5 de outubro de 2019

CAMPEONATO BRASILEIRO

Pelo orgulho, pelo ineditismo, pela taça: Náutico encara Sampaio pelo título da Série C

Apenas três jogadores do atual elenco alvirrubro já foram campeões nacionais (Foto: Peu Ricardo/DP)


Após vencer jogo de ida por 3 a 1, Timbu pode até perder por um gol de diferença para conquistar o primeiro título nacional da sua história


Qual o peso de um título? Essa é uma pergunta de difícil resposta e que conta com inúmeras variáveis. Para se ter uma ideia, há algumas décadas ser campeão estadual tinha quase o mesmo valor de uma taça nacional. Pensar isso hoje soa como gozação. Então, qual será o tamanho de uma possível conquista da Série C para o Náutico? Tem quem defenda colocar uma estrela alusiva no escudo. Tem quem menospreze a conquista. Talvez, como em quase tudo na vida, a resposta esteja em um meio termo.

Afinal, é inegável que o Náutico é maior que a Série C, competição que disputou apenas pela terceira vez em sua história e que para onde nunca mais quer voltar. No entanto, também não dá para fechar os olhos para o simbolismo em caso de sucesso. Além de ser a primeira conquista nacional do clube, o título também serviria para coroar uma espécie de renascimento. Passando por uma administração mais profissional e pelo resgate da identidade alvirrubra no ano do retorno aos Aflitos. Uma dose extra de esperança em dias melhores. Em conquistas maiores.

Porém, para que todas essas respostas sejam dadas é preciso confirmar a vantagem obtida dentro de campo. Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, o Náutico pode até perder para o Sampaio Corrêa por um gol de diferença neste domingo  para dar a volta olímpica no estádio Castelão. Derrota por dois tentos leva a decisão para os pênaltis.

E se existe uma certeza entre os jogadores alvirrubros é que todos fazem questão de valorizar muito esse título. Do elenco, apenas os atacantes Paulinho, Jorge Henrique e Matheus Carvalho possuem conquistas nacionais em seus currículos. Desses, apenas o último será titular neste domingo. Até mesmo o técnico Gilmar Dal Pozzo busca a primeira taça na carreira de treinador.

“Eu não consigo dimensionar antes, porque não tive esse gostinho. Como atleta, tive um título importantíssimo quando joguei no Caxias, em cima do Grêmio, defendendo um pênalti do Ronaldinho, aos 49 do segundo tempo. Foi uma sensação maravilhosa. Deve ser essa a sensação”, afirmou o comandante timbu. “A gente fica visualizando a conquista do título, porque é uma marca histórica para nós e para o clube, mas eu procuro me concentrar muito naquilo que vai nos levar ao sucesso”, completou.

Para a decisão, Dal Pozzo terá um retorno e um desfalque importantes. No ataque, Matheus Carvalho retorna após cumprir suspensão no jogo de ida. Por outro lado, na defesa, o zagueiro Camutanga, um dos destaques do time, ficará de fora das atividades por sete meses devido a uma lesão no joelho. Rafael Ribeiro e Fernando Lombardi disputam a vaga aberta na final.

Como chega o Sampaio

Com expectativa de contar com o apoio de mais de 30 mil torcedores no Castelão, o Sampaio vai em busca do seu quarto título nacional, o que o colocaria no posto de clube nordestino com mais conquistas desse tipo. O time maranhense conta com a Série B de 1972, a Série C de 1997 e a Série D de 2012. 

Para a partida, o técnico João Brigatti contará com o retorno do zagueiro Paulo Sérgio, recuperado de lesão muscular. 

Ficha técnica

Sampaio Corrêa
Andrey; Everton, Paulo Sérgio, Odair Lucas e João Victor (Romano); Ferreira, Eloir e Rodrigo Andrade (Lucas Hulk); Esquerdinha, Roney e Salatiel Júnior. Técnico: João Brigatti.

Náutico
Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro (Fernando Lombardi), Diego Silva e William Simões; Josa, Jhonnatan e Jean Carlos; Matheus Carvalho, Wallace Pernambucano e Álvaro. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Horário: 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário