GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 12 de outubro de 2019

FERIADO PARA TODOS

Um dia para a santa e as crianças

Nossa Senhora da Conceição AparecidaFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco


No dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o sábado será de comemorações na Igreja Católica e de diversão para a garotada

Há 50 anos voluntária da paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep, no Recife, a dona de casa Risomar Ferreira de Melo, 79, se emociona ao falar da padroeira do Brasil. "Para mim, ela é sagrada. É a minha mãe”, diz. Dona Mazinha, como é conhecida na vizinhança, é uma dos cerca de 1.500 devotos que participam das celebrações realizadas na igreja até amanhã, 12 de outubro, feriado nacional dedicado à santa que coincide com o Dia das Crianças.

Na Região Metropolitana, o sábado terá atividades para as duas comemorações, com a elevação a santuário do templo de Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho, além de diversão para a garotada.

Dona Mazinha sempre participa das preparações da programação religiosa. “Vamos eu e outra colega preparar o andor, fiz um bolo de seis quilos. Para Nossa Senhora, faço tudo. No ano passado, minha neta estava desempregada e eu pedi a ela. No dia 12 de outubro, foi chamada para trabalhar”, conta.

No Ipsep, onde fica a matriz recifense dedicada à Aparecida, as celebrações têm início às 5h, com a Alvorada, que reunirá cinco comunidades pertencentes à paróquia para uma oração. Haverá, ao todo, três missas. A primeira começa às 7h e será conduzida pelo pároco, João Carlos Magalhães. Já a segunda, às 10h, será com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. E a terceira, a partir das 16h, será celebrada pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio da Silva. Depois, os fiéis sairão em procissão pelas ruas do bairro. “É muita gente. No ano passado, os Bombeiros contaram 13 mil pessoas”, revela o padre João Carlos.

Fora da Capital, a principal atividade acontece na igreja de Juçaral, que fica no distrito do Cabo de Santo Agostinho, mas pertence à paróquia de São José, no Vicariato de Vitória de Santo Antão. Construído em 2017, o templo será elevado a santuário, o primeiro da região. Às 17h, o arcebispo dom Fernando Saburido, que nasceu na localidade, empossará o padre José Araújo dos Santos como reitor do santuário. A festa em Juçaral começará às 4h, com caminhada de romeiros, procissão, missa e programação cultural. Também estão previstas atividades nas paróquias de Vila Rica, em Jaboatão, e do Janga, em Paulista.

Crianças
Além da programação católica, serão oferecidas diversas atividades para as crianças no Recife. Uma delas é a campanha “A rua também é nossa”, da Pirilampo Criativo Lab, com ações educativas e de lazer nos bairros do Arruda, Coque, Graças, Campina do Barreto e Iputinga e na comunidade do Bode, no Pina. As atividades são gratuitas e acontecem simultaneamente amanhã a partir das 7h. As ruas onde ocorrerá o projeto serão fechadas para o trânsito. Já o Sesc oferecerá atividades de recreação nas unidades de Piedade, São Lourenço da Mata, Goiana e Casa Amarela, com entradas a partir de R$ 4.

No Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, o Dia das Crianças no Compaz Eduardo Campos será comemorado hoje, às 10h, com sessão de contação de histórias, apresentação de balé e espetáculo circense. No Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, a comemoração será realizada no dia 17, das 14h às 17h. Além das atrações da outra unidade, haverá brincadeiras, jogos populares e shows de Ilana Ventura e DJ Juninho.

Amanhã outras opções são as programações de lazer no Jardim Botânico, no Curado, e no Econúcleo da Jaqueira, com trilhas, caminhadas e oficinas. Também amanhã, às 15h, o Palhaço Chocolate, que comemora 44 anos de carreira, fará o seu show tradicional no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário