GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

MANCHAS DE ÓLEO SE ALASTRANDO

71 t de óleo já foram retiradas em Pernambuco; manchas chegam ao Paiva e Itapuama

Cerca de dois mil voluntários atuam nas praias do Cabo de Santo AgostinhoFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Ao todo, já foram retiradas, segundo o Governo do Estado, 71 toneladas de óleo nos últimos três dias no litoral pernambucano

Equipes da Marinha, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e cerca de dois mil voluntários continuam retirando óleo das praias do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Os pontos mais atingidos nesta segunda-feira (21) ficam no Paiva, na altura da quinta rotatória, e em Itapuama. Ao todo, já foram retiradas, segundo o Governo do Estado, 71 toneladas de óleo nos últimos três dias do litoral pernambucano. 

No Paiva, as primeiras manchas apareceram por volta das 5h. "A [associação da] Reserva do Paiva disponibilizou 5 mil sacos de náilon para armazenarmos o óleo e fazermos o descarte. Estamos fazendo a distribuição entre os voluntários", explicou o coordenador geral do Samu do Cabo de Santo Agostinho, Fábio Marinho

Para evitar contaminação, ao manusear o material, é preciso utilizar luvas de proteção, que são disponibilizadas pelos órgãos responsáveis. A cabeleireira Flávia Geiza da Silva Gonçalves, de 38 anos, aproveitou o dia de folga para ajudar na retirada do óleo na Praia do Paiva. "Está horrível. Eu me emocionei bastante. Fiquei muito triste", comentou.

Equipes da Defesa Civil se concentram na praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, para evitar que manchas atinjam a foz do Rio Jaboatão. Foram colocados 200 metros de boias de contenção. Também estão sendo utilizadas redes de pesca.

"Estamos aqui desde 5h da manhã. E toda a equipe se montou aqui porque tinha a probabilidade de entrar uma massa de óleo no nosso estuário. Estamos monitorando por drones e, quando a massa se aproximar da costa, nós vamos direcioná-la para um local seguro e fazer o descarte", detalha o superintendente da Defesa Civil de Jaboatão, Artur Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário