GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

MUDANÇAS NO TRÂNSITO EM OLINDA

Demolição de principal ponte em Jardim Atlântico provoca mudanças no trânsito a partir desta sexta

A partir desta sexta-feira (11), a ponte da Avenida Fagundes Varela, principal acesso para Jardim Atlântico, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), será completamente interditada para ser demolida, em virtude das obras de ampliação do Canal do Fragoso. Moradores e comerciantes que precisam entrar e sair do bairro terão que fazer uma nova rota. Quem quer entrar em Jardim Atlântico, ao invés de contornar a Praça Pedro Jorge para entrar na Avenida Fagundes Varela, deve agora seguir pela Avenida Ministro Marcos Freire e entrar na Rua Nilson Sabino Campo, pegar à esquerda na Rua Jornalista Edson Régis para então acessar Jardim Atlântico pela Fagundes Varela. Já para quem sai do bairro pela via principal, deve pegar à esquerda na Rua Catulo da Paixão Cearense (uma via antes da Pizzaria Atlântico), depois dobrar à direita na Rua Aluízio de Azevedo e atravessar uma nova ponte que foi construída para acessar a Avenida Carlos de Lima Cavalcante e receber todo o fluxo de saída de Jardim Atlântico. 

O novo plano de circulação em Jardim Atlântico deve durar quatro meses, tempo em que será concluída a obra de alargamento do Canal do Fragoso nesta área. Uma outra ponte mais extensa também será construída no trecho da Fagundes Varela. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Olinda, Jonas Ribeiro, quando todos os serviços da Bacia do Fragoso forem concluídos na região de Jardim Atlântico, a nova ponte da Fagundes Varela formará um binário com a nova ponte da Rua Aluízio de Azevedo, melhorando a entrada e saída no bairro. “A nossa ideia é de que, com o binário que será implantado em quatro meses, as pessoas possam sair de Jardim Atlântico pela Avenida Fagundes Varela e usem a Ponte Aluízio de Azevedo para entrar no bairro”, adiantou Jonas Ribeiro. 

Apesar dos transtornos que a obra da Bacia do Fragoso têm causado para os olindenses, a expectativa dos moradores e comerciantes é de que, após a conclusão dos serviços, o fluxo do trânsito na região melhore significativamente. Atualmente, cerca de dois mil veículos deixam Jardim Atlântico pela manhã e mais dois mil entram no bairro à noite e o acesso estreito pela Avenida Fagundes Varela é um problema de mobilidade antigo. “Eu vejo essas mudanças como positivas porque realmente é muito complicado sair e chegar em Jardim Atlântico nos horários de pico. Também tem a promessa de acabar com os alagamentos com o alargamento do Canal do Fragoso, o que vai nos trazer mais qualidade de vida”, disse o assistente administrativo Marcos Salgueiro, 35 anos, que mora em Jardim Atlântico há mais de 20 anos. 

Ainda de acordo com o secretário Jonas Ribeiro, o novo plano de circulação que começa a operar nesta sexta-feira não mudou a direção de nenhuma rua. No entanto, o estacionamento público nas vias que receberão o fluxo da Fagundes Varela foi suprimido. “Já instalamos placas de sinalização indicando as áreas com estacionamento proibido e durante a madrugada desta sexta (11) nós estaremos isolando os trechos que precisam ser isolados e fazendo os últimos ajustes na mobilidade. A população também já vem sendo avisada sobre as mudanças através de carros de som e panfletos. E durante os primeiros dias, 22 agentes mais o Grande Recife Consórcio estarão orientado os moradores e comerciantes para que o impacto seja o menor possível”, detalhou Jonas. Na noite desta quinta-feira (10), a reportagem do Diario circulou pela área, desde a chegada pela Avenida Carlos de Lima Cavalcante, e há muitas placas, faixas e cartazes orientando os motoristas sobre as mudanças no trânsito. “Nos primeiros dias vamos observar se haverá necessidade de ajustes e faremos o que necessário para reduzir os transtornos”, alertou o secretário de Trânsito de Olinda.
Para quem anda de ônibus, também é preciso ficar atento. Doze linhas terão seus itinerários e paradas de ônibus afetadas. Funcionários do Grande Recife Consórcio estarão orientando a população. É possível tirar dúvidas e buscar informações sobre as mudanças no transporte coletivo de Jardim Atlântico através da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158). 

Confira os novos itinerários e paradas das 12 linhas que passam Avenida Fagundes Varela. As mudanças nessas linhas devem durar até o dia 04 de fevereiro de 2020:

882 – TI Xambá /Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) – Via Av. Chico Science

Sentido Casa Caiada/Jardim Atlântico (ou TI Xambá/Rio Doce): …Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino, Rua Jornalista Edson Régis, Av. Fagundes Varela…

Com o desvio, a parada nº 160152, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para o usuário é a parada provisória que será implantada na Rua Jornalista Edson Régis próximo ao cruzamento com a Avenida Fagundes Varela, em frente à loja Giga Cell.

Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou Rio Doce/TI Xambá): …Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti…

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

1907 – Paulista/Rio Doce – Via PE-22

Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou Rio Doce/Paulista): …Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti…

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

910 – Piedade/TI Rio Doce
1981 – TI Rio Doce (Conde da Boa Vista)

Sentido Rio Doce/Casa Caiada: …Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira…

Enquanto durar o serviço, estas linhas deixam de serem atendidas pelas paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; nº 160111 e nº 160112, ambas na Avenida Fagundes Varela. As opções para o usuário são as paradas provisórias que serão implantadas na Rua Aluísio de Azevedo, uma em frente ao imóvel nº 459 e outra junto ao imóvel 187.

882 – TI Xambá / Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) – Via Jardim Fragoso
1986 – TI Rio Doce/TI-PE-15

Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada: …Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira…

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

1907 – Paulista/Rio Doce – Via Bultrins

Sentido Casa Caiada/Jardim Atlântico (ou Paulista/Rio Doce): …Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino, Rua Jornalista Edson Régis, Av. Fagundes Varela…

Com o desvio, a parada nº 160152, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para o usuário é a parada provisória que será implantada na Rua Jornalista Edson Régis próximo ao cruzamento com a Avenida Fagundes Varela, em frente à loja Giga Cell.

1960 – TI Rio Doce/Maria Farinha (Casa Caiada)

Sentido Rio Doce/Casa Caiada (ou TI Rio Doce/Maria Farinha): …Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira…

Enquanto durar o serviço, esta linha deixa de atender as paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; e nº 160111, na Avenida Fagundes Varela. As opções para os usuários são o ponto provisório que será implantado na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 459; e na Rua Aluísio de Azevedo, junto ao imóvel nº 187, próximo ao cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense.

Sentido Casa Caiada/Rio Doce (ou Maria Farinha/TI Rio Doce): …Av. Dr. Cláudio Gueiros Leite, Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Professor Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Frederico Lundgren…

Devido à obra, deixam de serem atendidas as paradas nº 160017, na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; e nº 160152, na Avenida Fagundes Varela. A opção para os usuários é a parada nº 160016, na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, antes do cruzamento com a Rua Professor Fernando César de Andrade, em frente ao imóvel nº 3045, Edf. Clemon Ferrand.

Além destas duas paradas, ficam temporariamente desativadas as de nº 160160 e nº 160161, ambas na Rua Manoel Graciliano de Souza. Nestes casos, a opção é a parada nº 160176, na Rua Nilson Sabino Pinho, ao lado do Colégio Souza Leão.

1973 – Casa Caiada

Sentido Rio Doce/Casa Caiada (ou subúrbio/cidade): Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos (Terminal), Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Professor Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. José Augusto Moreira…

Por conta do desvio, deixam de serem atendidas as paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; nº 160111 e nº 160112, ambas na Avenida Fagundes Varela. As opções para o usuário são as paradas provisórias que serão implantadas na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 459; e, ainda na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 187, antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense.

Sentido Rio Doce/Casa Caiada (ou cidade/subúrbio): …Av. José Augusto Moreira, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Professor Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos (Terminal).

Por conta do desvio, deixam de serem atendidas as paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; nº 160111 e nº 160112, ambas na Avenida Fagundes Varela. As opções para o usuário são as paradas provisórias que serão implantadas na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 459; e, ainda na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 187, antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense.

1974 – Jardim Atlântico

Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou subúrbio/cidade): Av. Rosa Silvestre (Terminal), Via do Contorno, Rua Pedro Álvares Cabral, Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti…

Enquanto durar a obra, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

Sentido Casa Caiada/Jardim Atlântico (ou cidade/subúrbio): …Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino, Rua Jornalista Edson Régis, Av. Fagundes Varela, Rua Pedro Álvares Cabral, Via do Contorno, Av. Rosa Silvestre (Terminal).

Com o desvio, a parada nº 160152, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para o usuário é a parada provisória que será implantada na Rua Jornalista Edson Régis próximo ao cruzamento com a Avenida Fagundes Varela, em frente à loja Giga Cell.

1985 – Rio Doce (BACURAU)

Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou subúrbio/cidade): …Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. José Augusto Moreira…

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

1982 – Conjunto Beira Mar/Derby

Sentido Conjunto Beira Mar/Derby: …Av. Cláudio José Gueiros Leite (PE-001), Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Dr. José Augusto Moreira, Rua Carlos Nigro, Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, Rua São Miguel…

Durante a obra, deixa de ser atendida a parada nº 160454, na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti. A opção para o usuário é a parada nº 160020, na Avenida Doutor José Augusto Moreira, antes do cruzamento com a Rua Carlos Nigro, próximo ao Centro de Ensino Grau Técnico.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário